Estudos geográficos na prática esportiva

2.3. Caracterizações e conceitos de instrumentos e documentos utilizados na prática esportiva
2.3.1. Os Mapas

Em cada uma das competições que utilizam a Orientação Cartográfica, existem mapas com características diferentes.A Corrida de Orientação, normalmente utiliza um mapa de orientação, conhecido também como carta de orientação “é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos Os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc.” (CBO, 2004), como o exemplo da “figura 4”.

Um mapa de orientação é a representação gráfica, em escala, detalhada e colorida, de todo o terreno pelo qual será percorrido um determinado trajeto. Nele encontramos informações sobre o relevo, edificações, tipos de vegetação, redes de estradas, trilhas e outros aspectos relevantes que auxiliam a orientação em uma área desconhecida, além dos pontos de controle pelos quais, obrigatoriamente, deve-se passar. (FPO, 2004).

Os mapas de orientação possuem escalas maiores, são iguais ou superiores a 1:15.000. A escala de um mapa é a relação existente entre as dimensões representadas no mapa, com as dimensões do terreno. Por exemplo, um mapa de escala 1:7.500, significa que um centímetro no mapa representa 7500 centímetros no terreno, no entanto, 75 (setenta e cinco) metros de distância no terreno.

Os mapas de orientação também representam as curvas de nível, que “são linhas imaginárias que unem pontos de igual altitude e mostram o terreno de forma tridimensional” (EsEFEx, 2002), a eqüidistância que é a diferença de altura entre uma curva de nível e outra. Por exemplo, a eqüidistância de 10 metros significa que há uma diferença de 10 metros entre uma curva de nível e outra e possuem também outras informações importantes ao orientador, tais como a planimetria e símbolos.

Outra característica do mapa de orientação é o fato de ser colorido. A cor é uma variável visual seletiva. “É através das cores que se representam os tipos de vegetação, os relevos e os demais aspectos do terreno. Elas estão relacionadas ao que o orientador vê enquanto percorre uma área.” (FPO, 2004).

O mapa de orientação possui também linhas retas paralelas, em cuja extremidade existe uma seta indicando o norte magnético. Estas linhas são de grande utilidade para que em conjunto com a bússola facilitem a orientação do mapa de acordo com o norte.

2.3.2. As Bússolas
A bússola é “um instrumento destinado a medir ângulos horizontais” (EsEFEx, 2002). “Seu funcionamento é simples. Ela possui uma agulha imantada, geralmente com uma ponta vermelha e outra branca. Elas irão apontar respectivamente para o norte e para o sul magnético.” (PASINI, 2004, p. 62).

A bússola é um instrumento largamente empregado na orientação, especialmente por atletas menos experientes. À medida que o atleta acumula experiência na interpretação do mapa de orientação, a bússola
perde um pouco da importância, porém ainda continua sendo um instrumento importantíssimo para a conclusão de uma pista de orientação. Não é raro encontrar atletas, até mesmo expoentes, que dispensam o uso desse acessório para realizarem suas pistas de orientação, porém, mais cedo ou mais tarde, essa autoconfiança, ou melhor, dizendo, imprudência, traduz-se em insucesso. Assim, mesmo que o competidor possua uma capacidade de interpretação do mapa excelente, mais cedo ou mais tarde, ele irá necessitar desse milenar acessório de orientação. (GUILARDUCCI, 2005)

Na Corrida de Orientação, Corrida de Aventura e Radical Trekking, os praticantes utilizam uma variedade grande de marcas e modelos de bússolas, no entanto, o mais comum são as mais compactas e resistentes necessárias a pratica do esporte.

“A bússola de orientação […] é de base plana transparente cujo desenho básico surgiu na Suécia, na década de 1930.” (FRIEDMANN, 2003, p. 27). As bússolas mais usadas nas competições são os modelos Silva 3NL ou Suunto Arrow 2000 e Silva 6 Jet, conhecida também como bússola de dedo (figuras 5 e 6). Devido à praticidade e simplicidade, a bússola de dedo, atualmente é a preferida entre os atletas mais experientes.

A utilização correta da bússola é fundamental para a conclusão de um percurso de orientação com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *