Estudos geográficos na prática esportiva

2.5. Vertentes do esporte
Face à abrangência do desporto, a Confederação Brasileira de Orientação ao definir a política de desenvolvimento da modalidade, o dividiu em quatro vertentes: competitiva, ambiental, turística e pedagógica.

A vertente competitiva constitui-se num conjunto de ações destinadas a formação do atleta, à busca da vitória, e ao trabalho dos clubes, com o principal escopo de determinar o crescimento do desporto orientação.(CBO,2004).

A vertente ambiental diz respeito à produção das normas de proteção ambiental da competição, às regras e às ações educativas que envolvem organizadores e atletas, tendo como objetivo assegurar o mínimo de impacto ao meio. Nesta situação, onde o campo de atuação é o meio natural e o praticante é levado respeitar o habitat dos animais e as áreas sensíveis, criase uma relação intima do homem com a natureza. (CBO, 2004).

Como produto de turismo a orientação é uma atividade que promove o deslocamento de pessoas para a prática do lazer e esporte de forma recreacional e competitiva, em ambientes naturais e espaços urbanos, envolvendo emoções e riscos controlados, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos e a adoção de procedimentos para garantir a segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural. (CBO, 2004).

A vertente pedagógica corresponde ao conjunto de ações que visam colocar os esportes Orientação a serviço do aluno. Nesse caso, procura-se a melhor qualidade do ensino e a motivação do aluno, não importando a performance; mas, sim, a participação, visando à formação do indivíduo para o exercício da cidadania e para a prática do lazer (CBO, 2004).

Todos os conceitos acima são largamente empregados nos esportes que utilizam a Orientação Cartográfica. Esta foi mais uma herança doada pelo desporto Orientação à Corrida de Aventura e ao Radical Trekking.

ORIENTAÇÃO COMO ATIVIDADE-FIM E COMO ATIVIDADE-MEIO – Talvez a orientação como prática esportiva – mais particularmente a corrida de orientação – seja a única aplicação em que a orientação é uma atividadefim”. Em outras aplicações, a orientação é uma excelente “atividade-meio” para o aprendizado de outras atividades como “suporte” a outra atividade: Geografia, navegação terrestre, navegação em geral, cartografia, excursionismo pedestre ou motorizado, turismo de aventura, turismo rural, montanhismo, vôo livre, operações militares de todas as Forças Armadas etc. (FRIEDMANN, 2003, p.77).

Dentro da vertente pedagógica, a Orientação é destacada pela sua interdisciplinaridade, e se faz presente em várias áreas dos saberes. Desta forma, o aluno na prática da orientação, em qualquer uma das formas de aplicação do esporte, estará solucionando problemas relacionados a diferentes áreas do conhecimento, tais como: a História, a Matemática, a Ciência, a resolução de problemas, e certamente em seu berço que é a Geografia, conforme mostra a “figura 10”.

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