Estudos geográficos na prática esportiva

2.3.5. Pontos de Controle
Os locais onde se encontram os pontos de controle, são considerados, locais de anseio pelos participantes das práticas desportivas envolvam a Orientação. Estes locais estão assinalados nos mapas e devem ser visitados obrigatoriamente.

PC (Ponto de Controle) da Corrida de Aventura: Local de passagem obrigatório, locado no mapa, está ao longo do percurso, possui fiscal e deve ser alcançado na seqüência determinada pela organização. Neste local o competidor deve assinalar sua passagem com picotador, assinatura ou ambos. (PLANETAVENTURAS, 2005)

2.3.6. Áreas de Transição e Equipe de Apoio
Dentre os esportes que lidam com a Orientação Cartográfica, somente a Corrida de Aventura possui áreas de transição e equipes de apoio, isto devido às suas características particulares, no que se refere à troca de modalidades e suas longas distâncias e duração.

Segundo Planetaventuras, organizador da Copa Ametur e do Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura, “AT (Áreas de Transição): são pontos de controle onde ocorrerá mudança de modalidade desportiva, e a equipe se encontra com o apoio, quando permitido.”

EQUIPES DE APOIO – Pessoas motorizadas que participam da prova apoiando as equipes competidoras nos locais permitidos. Este apoio é restrito a transporte de bikes, equipamentos e alimentação em geral, além de manutenção. É permitido somente nos locais predeterminados pela organização no briefing. É proibido acompanhar a equipe competidora durante o percurso e deve respeitar as regras nacionais de trânsito. A navegação da equipe de apoio será bem simples, utilizando instruções e planilhas fornecidas pela organização. São responsáveis em fazer o translado das equipes desistentes ou desclassificadas, alem de recolherem todo lixo que produzirem durante o evento. (PLANETAVENTURAS, 2005).

2.3.7. Categorias de Participação
Na Corrida de Orientação, as categorias previstas nas regras da Federação Internacional de Orientação (IOF), são de acordo com o sexo, a idade e o grau de dificuldade do percurso. Os participantes realizam percursos de acordo com suas condições orgânicas e técnicas.

Na Corrida de Aventura é encontrado uma quantidade menor de categorias que normalmente divide-se em Expedição e Aventura, onde a primeira possui um percurso com maior grau de dificuldade e mais longo que a segunda. As equipes são quartetos e duplas podendo ser masculinas, femininas ou mistas. Em 2004, a Copa Ametur de Corrida de Aventura, organizada por Planetaventuras, lançou no Brasil a categoria individual, conhecida como solo, que alcançou grande sucesso de participação entre os praticantes de todo Brasil.

O Radical Trekking possui as categorias dupla masculina, feminina ou mista, além da categoria solo. A divisão das categorias é independente da faixa etária.

2.4. Vestuário e equipamentos utilizados
Para a prática desportiva em qualquer uma das modalidades que envolvam a Orientação, são utilizados vestuários, materiais e equipamentos com características especiais e que possibilitam, ao mesmo tempo, que sejam mais leves, compactos, resistentes e que não interfiram negativamente no rendimento do atleta. Muitos destes componentes trazem consigo tecnologia de ponta para cumprirem sua finalidade.

As características dos equipamentos acima são para os atletas que pretendem atingir o máximo de rendimento, são os participantes competitivos.

A prática do esporte também é tranquilamente possível com materiais mais simples e de menores custos, porém, deve ser dada especial atenção aos pés, é recomendado utilizar calçados adequados a caminhadas e corridas em terrenos acidentados, até mesmo para evitar lesões provocadas por escorregões e torções, devido à utilização de calçados inadequados, e o vestuário deve ser leve e confortável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *