Estudos geográficos na prática esportiva

Trabalho apresentado como monografia de conclusão de curso de graduação, do Curso de Geografia e Análise Ambiental, do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH.
Orientadora Professora Ms. Fabiana S. R. Faria.

RESUMO
A partir de pesquisas sobre os esportes que utilizam a Orientação Cartográfica, como a Corrida de Orientação, Corrida de Aventura e Radical trekking, o presente trabalho busca tornar público, principalmente perante a comunidade acadêmica, a importância e os benefícios que estes esportes que empregam ensinamentos geográficos podem trazer ao processo de ensino, em todos os níveis do aprendizado. Estas atividades desportivas que utilizam mapas e bússolas, surgiram impussionados pelo desporto Orientação e hoje já se ramificou em outras atividades com características diferentes, porém, reserva grande importância, em qualquer de seus segmentos, em um objeto de estudo da Geografia que é a Orientação Cartográfica. De uma forma geral, possuem como principais características caminhar, trotar, correr, pedalar de bicicleta, executar técnicas verticais, remar em variados tipos de embarcações, entre outras modalidades desportivas, sempre utilizando a natureza, através de montanhas, rios, campos, florestas, ravinas, lugarejos, ultrapassando diversos obstáculos através do espaço geográfico, e para não se perder no terreno ou buscar os melhores caminhos, utiliza-se a técnica de orientação empregando um mapa. Para os indivíduos colocarem em prática suas habilidades em todas estas atividade é necessário o desenvolvimento de competências essenciais, tanto intelectual, como física e moral. Devido a interdisciplinaridade desenvolvida nestas práticas desportivas, podemos concluir que esta atividade é uma excelente ferramenta pedagógica em qualquer nível do aprendizado. Além disso estes desportos utilizam a natureza como campo de jogo e cultuam a proteção e preservação do meio ambiente o que também serve para enautecer esta prática saudável. Os benefícios citados justificariam a prática dos esportes que utilizam a Orientação Cartográfica além da inclusão da iniciação ao esporte em currículos escolares, nas disciplinas correlacionadas como a Geografia, a Educação Física, o Turismo e a Ecologia, como procura demonstrar a presente monografia.

Palavras-Chave: Orientação Cartográfica, Corrida de Orientação, Corrida de Aventura, Radical Trekking, Geografia no esporte, Modalidade Orientação, Orientação na escola, Esporte multidisciplinar, Esporte Junto a Natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *