Estudos geográficos na prática esportiva

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho procurou mostrar a Geografia com um foco diferenciado, ou seja, utilizada na prática desportiva, e comprovar que contém elementos suficientes que fazem com que a Orientação Cartográfica seja reconhecida no Brasil, como já é na Europa, como uma excelente prática desportiva com vasta quantidade de benefícios em qualquer uma de suas modalidades de emprego.

As pesquisas que foram realizadas sobre os esportes que utilizam a Orientação Cartográfica, como a Corrida de Orientação, a Corrida de Aventura e o Radical Trekking, objetivaram tornar público, a importância e os benefícios que estes esportes têm a oferecer, utilizando como ferramenta os ensinamentos geográficos.

Estas atividades desportivas utilizam mapas e bússolas, surgiram impucionados pelo desporto Orientação e hoje está ramificada em esportes com características diferentes, porém reservam grande importância, em qualquer de seus segmentos, em um objeto de estudo da Geografia que é a Orientação Cartográfica.

De uma forma geral, os esportes possuem como características realizar atividades físicas em meio a natureza, através do espaço geográfico, empregando técnicas de orientação utilizando um mapa e uma bússola, passando por diversos caminhos.

Devido a interdisciplinaridade, os praticantes, colocam à prova suas habilidades, desenvolvendo diversas competências dos saberes. É necessário tanto o empenho intelectual, como físico e moral.

Concluindo, podemos afirmar que a orientação cartográfica como atividade esportiva, é uma excelente ferramenta pedagógica em qualquer nível do aprendizado, além de cultuarem a proteção e preservação do meio ambiente, o que também serve para enautecer esta prática saudável. Os benefícios citados justificariam por sí só a inclusão da iniciação ao esporte em currículos escolares, nas disciplinas correlacionadas como a Geografia, a Educação Física, o Turismo e a Ecologia, entre outras. Para reafirmar esta convicção, este estudo remete a incluir a iniciação da Orientação na prática desportiva nas escolas utilizando o projeto “ESPORTES LIGADOS À ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA APLICADO NAS ESCOLAS”, com a perspectiva de inserir o esporte como opção de lazer pedagógico e também aplicar todas as outras vertentes proporcionadas ao indivíduo, e
conseqüentemente a coletividade como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *