Estudos geográficos na prática esportiva

2.1.1. A Corrida de Orientação
Segundo a Confederação Brasileira de Orientação (CBO), entidade que regula o esporte no Brasil, “a Orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola” (figura 1 e “ANEXO B”)

Um percurso de orientação é definido pela partida, pontos de controle e chegada. Entre estes pontos, que são locados precisamente no mapa e equivalente no terreno, estão as pernadas do percurso, nas quais o
competidor deverá orientar-se e escolher livremente o itinerário (DORNELLES, 2005, p. 10).

2.1.2. A Corrida de Aventura
Adventuremag é um dos mais visitados sites do Brasil sobre Corridas de Aventura, nele encontramos uma das definições mais completas e atualizadas desta modalidade desportiva. O site explica que a Corrida de Aventura pode ser definida como um evento sem paradas obrigatórias, multidisciplinar, com a participação de equipes. Em alguns casos pode ser chamada de uma expedição com horário limite.

O objetivo da competição é ser a primeira equipe completa a cruzar a linha de chegada. Normalmente as equipes devem ser mistas, formadas por competidores masculinos e femininos.

As disciplinas mais comuns são: orientação cartográfica, trekking2, mountain bike3, canoagem e técnicas verticais4 (figura 2 e “ANEXO C”). Existem diferentes formatos e durações de eventos, indo de provas de curta duração, com aproximadamente 10 (dez) horas, até expedições de até 15 (quinze) dias. O percurso leva os competidores através de locais remotos e selvagens onde devem ser auto-suficientes. Cada equipe deve ter uma boa estratégia para determinar a melhor rota, equipamentos e alimentação para obterem êxito na competição.

De início, a corrida de aventura é uma oportunidade das pessoas se desafiarem. É uma chance de testar, ou até mesmo redefinir seus limites. Há muito mais nas corridas de aventura do que estar em forma. Qualquer
um que queira testar seus limites pode participar de uma corrida de aventura. De fato, não é preciso terminar uma prova para colher os louros, porque não são todos os percursos que são montados para que todos
terminem. (ADVENTUREMAG, 2004)

São diversas as razões pelas quais as pessoas participam das corridas de aventura, mas a maioria delas está relacionada com a idéia do maior desafio da vida e conseguir vencê-lo. O senso de recompensa destas pessoas é muito maior no final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *