Estudos geográficos na prática esportiva

1. INTRODUÇÃO
Este estudo focará a Geografia na prática desportiva, com a perspectiva de explicar e divulgar no Brasil a prática de esportes utilizando conhecimentos geográficos nas Corridas de Orientação, Corridas de Aventura e no Radical Trekking, mostrando ainda que são modalidades desportivas técnicas que necessitam da Orientação Cartográfica para o sucesso dos atletas nas competições.

Foi elaborada uma revisão bibliográfica, abordando conceitos ligados aos esportes originados de atividades geográficas, assim como a história da orientação no mundo e no Brasil, será mostrada a forma de aplicação do esporte, buscando elucidar questões relevantes da Geografia no esporte, em particular a Cartografia e será proposta uma possível inserção da prática do esporte de forma pedagógica.

Neste trabalho, serão evidenciadas as diferenças, e o que existe em comum nas distintas formas de aplicação dos esportes ligados à disciplina Geografia, como essência imprescindível para lograrem êxito em sua prática.

O maior obstáculo enfrentado pelo desporto orientação atualmente, em qualquer uma das modalidades de emprego, é o seu anonimato, mesmo contando com grande número de participantes, a mídia, principalmente, os veículos de massa, ainda não assimilaram a importância desses eventos esportivos.

Orientação quer dizer mapas, florestas, aventura, capacidade de reconhecer e seguir uma direção, um rumo. Não importa que você seja jovem ou velho, basta que goste de esporte ou que encare isto como um
passeio. Você vai ao seu próprio passo, e escolhe suas próprias rotas entre os pontos pré-determinados à alcançar. Se você gosta de uma dose de emoção e aventura, ar fresco e contato com a natureza, talvez a orientação poderá ser o esporte ideal para você. (PILATTI, 1999, p.7)

Este trabalho procurará quebrar a barreira do anonimato, e pretende fazer com que chegue ao conhecimento do máximo de pessoas, sobretudo a comunidade acadêmica evidenciando a importância destes esportes que são baseados no estudo da Geografia, e tem também como meta preservar o meio ambiente em que
vivemos.

Orientação é um esporte emocionante, que faz o atleta vibrar com seu resultado. Cada ponto é um obstáculo a ser ultrapassado, uma dificuldade a ser vencida. A Orientação é um esporte que une o físico com a inteligência, tornando-o um desporto muito competitivo; ou seja, nem sempre quem corre mais ganha a competição. O objetivo de cada participante é terminar o percurso no menor tempo possível, mas, o orientador deve ter em conta sua condição física e sua habilidade de orientação, pois escolher uma rota (caminho) correta e ter habilidade de segui-la até o próximo ponto sem perder tempo – isto é a arte da
ORIENTAÇÃO. (PASINI, 2004, p. 8).

A orientação cartográfica é esta atividade apaixonante, um vício, que causam sérios efeitos colaterais benéficos ao praticante. Ela aguça e estimula a inteligência, a liberdade é plenamente exercida junto à natureza, corpo e mente sã entram em sintonia durante sua prática.

A luz do citado anteriormente, neste trabalho será realizada uma pesquisa sobre o assunto, onde será montado através de uma coletânea de trabalhos científicos ou não, evidenciando a importância do tema. Será destacada a vertente esportiva do ensino da Geografia, que evoluiu muito nos últimos anos.

O mais importante é que esta atividade pode gerar interesse da juventude estudantil nos conhecimentos científicos que envolvem a disciplina Geografia, podendo conter justificativas suficientes para que sejam criadas e incluídas disciplinas específicas que cercam o assunto em todos os níveis escolares desde o ensino básico até o acadêmico, como já ocorre em alguns países da Europa e já começa a ocorrer no Sul do Brasil.

O objetivo é produzir um trabalho científico, identificando e divulgando as potencialidades do ensino da Geografia para o esporte. Será mostrado que é possível aplicar conhecimentos geográficos na prática de esportes, em particular os ligados à Orientação Cartográfica, e que deixam o indivíduo em contato intimo com a natureza.

Além de identificar, caracterizar, enumerar e descrever toda relevância do tema, evidenciando a importância e potencialidades deste objeto de estudo da Geografia, será mostrado neste estudo, que a orientação cartográfica ultrapassa os limites dos bancos escolares, possibilitando amplas vertentes para o tema, como por exemplo, nas áreas esportivas, ambientais, pedagógicas e turísticas. Além de propor a iniciação desportiva de forma pedagógica.

O assunto em estudo é relativamente novo, e não existe muita literatura especifica publicada sobre os temas tratados, principalmente da forma abordada, ou seja, unindo os esportes que utilizam a Orientação Cartográfica.

A metodologia empregada trata, inicialmente, do contexto histórico, contando um pouco da origem e da evolução da orientação como esporte, através de pesquisas bibliográficas e documentais em fontes científicas e também através do pragmatismo que circundam o tema. Mostrando também que nesta evolução foram criados outros esportes de características próprias que utilizam a Orientação Cartográfica.

Para elucidar melhor o tema, será aplicado também, método prático de experiências adquiridas em etapas de campo com atletas e organizadores de competições que se utilizam conhecimentos geográficos na prática desportiva.

Esta monografia se propõe a aliar as possibilidades entre a pouca literatura com outras fontes de pesquisa que serão investigadas e aqui dissertadas.

Outro ponto será a apresentação de uma proposta para que o esporte seja utilizado pedagogicamente, e sejam aproveitados todos os benefícios desta prática saudável para as novas gerações, na perspectiva de que trarão conseqüências altamente positivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *