Estudos geográficos na prática esportiva

2.1.3. O Radical Trekking
É uma modalidade esportiva que envolve a orientação cartográfica e o trekking, em um jogo de inteligência, estratégia e vigor físico junto à natureza (figura 3 e “ANEXO D”).

Foi criado em 2004 por Planetaventuras – empresa mineira especializada em Cursose Eventos de Aventura. Sua primeira edição foi realizada em Belo Horizonte/MG, no Minas Tênis Clube, e a prova percorreu trilhas no Parque das Mangabeiras e na Serra do Curral, reunindo mais de 80 participantes.

A palavra trekking é de origem estrangeira, na página da internet da empresa MinasTrekking, um dos maiores organizadores brasileiros de Trekking de Regularidade, conhecido também como Enduro a Pé, possui a seguinte definição:

A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. O
verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto para outro era caminhando.

Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente em busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro. Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados. Eram os novos trekkers. Atualmente, utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se
conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza. O trekking passou a ser a atividade esportiva que mais cresce no mundo. (www.mgtrekking.com.br, 2005)

Segundo Planetaventuras, o Radical Trekking tem como características traçar uma boa estratégia, empregando para isso a Orientação Cartográfica e o vigor físico. Esta é a base para quem objetiva chegar às primeiras posições. Para quem quer praticar o esporte com outros fins que não competitivo, é também uma excelente oportunidade para estar próximo à natureza, fazendo uma atividade física saudável e prazerosa.

Ainda não existe no Brasil nenhuma competição com o mesmo formato do Radical Trekking, esta recém criada modalidade desportiva já está filiada a Federação Mineira de Trekking (FMT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *