UTMB World Series chega ao Brasil pela primeira vez com Paraty Brazil by UTMB

A charmosa e acolhedora cidade de Paraty, localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, no litoral sudeste brasileiro, sediará o mais novo evento Paraty Brazil by UTMB, de 22 a 24 de setembro de 2023, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura de Paraty e do ICMBio.

Rodeada por grandes montanhas e florestas, Paraty promete uma recepção calorosa para os corredores, com seu famoso centro histórico colonial, primorosamente preservado, e suas ruas de paralelepípedos que abrigam edifícios dos séculos XVII e XVIII. Com mais de 50 praias exuberantes, pertencentes à famosa Costa Verde, Paraty é um dos destinos mais visitados do Brasil.

A cidade é rodeada pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, Patrimônio Mundial da UNESCO com mais de 106.000 hectares, compostos em sua maioria por Mata Atlântica nativa.

Os corredores descobrirão as diferentes paisagens da região, desde praias ao redor de Paraty até uma das serras mais imponentes do Brasil – com picos de até 1840m de altitude , através de trilhas que conectam o litoral às matas nativas, montanhas e vilarejos locais.

Créditos: Projeto Eu Amo Paraty

Sobre o Paraty Brazil by UTMB, Catherine Poletti disse: “Os corredores terão a oportunidade de descobrir uma área de beleza natural exuberante, ao redor do Parque Nacional da Serra de Bocaina. E, além de não vermos a hora de explorar as novas trilhas da região, esperamos também ressaltar a importância de proteger e trabalhar em harmonia com esta região prioritária de conservação global.”

As inscrições serão abertas em dezembro de 2022, e os corredores poderão escolher entre 23km, 35km, 55km e 110km para esta primeira edição, explorando uma das áreas naturais mais ricas do planeta, repleta de espécies endêmicas de fauna e flora.

Rafael Miranda, CEO do Paraty Brazil by UTMB disse: “Trazer o UTMB World Series para o Brasil é um sonho. A emoção de organizar este evento é a mesma que senti na largada do meu primeiro CCC. O Brasil está pronto para sediar uma corrida extraordinária! Tenho certeza que o Brasil vai surpreender até os atletas mais experientes, com sua hospitalidade, natureza exuberante e percursos desafiadores. Em setembro de 2023 vamos tornar esse sonho realidade!”

Rafael Miranda conheceu o fundador do grupo UTMB, Michel Poletti, em 2019 durante o evento Oman by UTMB, onde correram juntos parte do percurso de 100 milhas daquele ano. Na ocasião, Michel Poletti compartilhou seu sonho de realizar uma etapa do UTMB no Brasil com Rafael, e a partir daquele dia, o brasileiro que também tinha esse desejo, começou a se dedicar para tornar este sonho realidade.

Percursos desenhados por atletas

Quem assume a direção técnica do Paraty Brazil by UTMB é o atleta e organizador de eventos esportivos Rafael Campos.

Atleta de corridas de aventura, fundador e líder da equipe Quasarlontra, com participação em 7 mundiais e muitas vitórias ao longo da carreira, Rafael Campos traz para o evento toda a sua experiência técnica organizando eventos esportivos de alta complexidade há mais de 10 anos.

Além das exímias habilidades em navegação, resgate e técnicas verticais, Rafael Campos tem se destacado no cenário brasileiro dos esportes outdoor como Diretor Técnico do Brasil Ride, o maior evento de Mountain Bike do país.

Rafael Campos disse: “As expectativas para a primeira edição do UTMB no Brasil são muito boas. O local escolhido é um local épico, com uma logística de fácil acesso dos grandes centros, onde conseguiremos receber muito bem os atletas brasileiros e também muitos atletas estrangeiros.

Paraty é uma região linda que fica perto do mar, mas também está muito próximo da montanha. Nós conseguiremos sair do nível do mar e atingir picos com quase 2.000m de altitude, com diferentes tipos de vegetação e trilhas bastante desafiadoras. Tenho certeza que vamos surpreender os corredores e suas famílias aqui em Paraty. A cidade é muito acolhedora e é palco perfeito para grandes eventos.”

Créditos: Projeto Eu Amo Paraty

Seu caminho mais fácil para Chamonix

A partir de 2023, pelas novas regras do circuito UTMB World Series, os atletas que desejarem correr a UTMB Finals (UTMB®, CCC® e OCC®), na famosa e icônica cidade de Chamonix, na França, precisarão buscar seu índice qualificatório, além de coletar Running Stones nos 29 eventos do circuito ao redor do mundo.

Paraty Brazil by UTMB será, portanto, a única prova do país que permitirá aos atletas somarem as desejadas Running Stones, possibilitando seu ingresso no sorteio para o UTMB® Mont-Blanc, na França.

Mais informações: https://paraty.utmb.world/pt

One thought on “UTMB World Series chega ao Brasil pela primeira vez com Paraty Brazil by UTMB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *