Mil corredores competiram em Ultra Paine e enfrentaram o clima desafiador da Patagônia

O Ultra Paine 2022 aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, nas proximidades do Parque Nacional Torres del Paine, com a presença de mil corredores que viajaram de 30 países e 100 cidades do Chile. Atletas, fãs e viajantes desfrutaram de uma experiência inesquecível, graças à natureza e a uma variedade de paisagens, entre rios, lagos e montanhas imponentes.

O evento começou na sexta-feira às 23h com o início dos 125K, a maior distância e mais selvagem. Os corredores chegaram ao Hotel Cerro Guido animados e prontos para competir no escuro.  No entanto, o cenário desafiador cresceu ao longo das horas.

Emmanuel Salinas, vencedor da distância em 15h47min, descreveu a corrida: “Pensamos que os primeiros 45 quilômetros seriam rápidos, mas o vento veio forte a noite toda, de frente e de lado. Então tivemos chuva e de manhã, começando a subida da Villa Cerro Castillo, caiu muita neve. Então o ritmo se tornou muito lento. Estava muito frio, vento branco e era difícil ver as marcações. Eu estava com medo, mas mantive a calma.  Disfrutei das paisagens e tive a força mental que me permitiu suportar.”

Ultra Paine continuou no sábado com as largadas dos 80K, 50K, 42K, 35K e 21K em horários diferentes e lugares diferentes. Esses corredores também enfrentaram o clima imprevisível, mas desfrutaram das incríveis paisagens do Lago Toro, Lago Nordenskjöld, Monte Balmaceda, Cerro Castillo, Cerro Paine Grande, Torre del Paine, Lago Porteño e Geleira Cinza, entre outros lugares.  A linha de chegada foi na Vila Rio Serrano.

Tamara Veliz começou há dois anos na trail running e ela competiu pela primeira vez nos 50K. Em sua estreia, a atleta completou a prova em 5h36min e assumiu o primeiro lugar: “Estou com muita cãibra, mas feliz. Eu nunca tinha vindo para a Patagônia e me senti ótimo. A natureza entrega liberdade e paz, não a troco por nada. A paisagem do Ultra Paine é maravilhosa e eu saio muito feliz”, disse ela.

Os vencedores das outras distâncias foram Santiago Margozzini (80K masculino), Sara Mansilla (80K feminino), Héctor Müller (50K masculino), Nicolás Benavides (42K masculino), Macarena Vergara (feminino 42K), Daniel Uribe (35K masculino), Sofía Cofré (feminino 35K), Santiago Rivadeneira (21K masculino) e Carmen Larraín (21K feminino).

Ultra Paine também foi um exemplo de família

No domingo, entre o Refugio Torre Central e a Reserva Las Torres, foi realizada a largada dos 14K e 7K. Os vencedores da primeira distância foram Fernando Nazario e Yetsemin González, enquanto o percurso menor teve Alonso Hevia e Danielle Scassa como campeões.

Stjepan Pavicic, diretor da Ultra Paine e fundador da Racing Patagônia, reconheceu sua alegria: “Para nós, como organização, foram dias muito difíceis: com muitas distâncias de corrida, com dois lugares de chegada muito distantes e com logística complexa. Mas estamos felizes porque os corredores, de diferentes partes do mundo, ficaram encantados com a experiência que viveram e a maioria quer voltar. Além disso, temos gerado um grande movimento na economia local, fortalecendo o início da temporada turística”.

O último dia de Ultra Paine também foi uma oportunidade para os pequenos. Assim, uma das imagens mais emocionantes foi a chegada da família Cremaschi nos 7K, após 1h55min. Os pais, Andrés Cremaschi e Carolina Silva, participaram dos 21K de Ultra Paine 2021 e desta vez correram com suas filhas Antonia (13) e Jacinta (11) e seu filho Andrés (7).”

“Tivemos a ideia de trazer as crianças para aproveitarem o conhecimento e a correr. Agradeço à organização por nos autorizar a correr com Andrew. Ele, aos sete anos, correu 500 metros de pântano. Ele se saiu muito bem, com os dedos congelados”, disse o pai. “Os três foram muito corajosos. Nós amamos Ultra Paine e valeu a pena repetir. Talvez, quando elesforem maiores, voltemos para 14K”, acrescentou a mãe. Os pequenos saíram felizes.

A Ultra Paine iniciará em breve o processo da nona edição: “Já estamos trabalhando para abrir as inscrições de 2023”, encerrou o diretor da corrida da Região de Magallanes.

Mais informações disponíveis no site: https://www.ultrapaine.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *