Após 104 km, Sicoob Mons Ultra Trail tem chegada definida nos 500m finais

Entre os dias 22 e 25/09, a cidade catarinense de Nova Trento (a 88 km da capital Florianópolis) sediou a segunda edição da Sicoob Mons Ultra Trail, uma ultramaratona de montanha com distâncias de 12 km, 25 km, 55 km, 85 km e 104 km. Na prova maior, Cleverson Luis del Secchi, o Fantasma, duelou com Celio Augusto da Rosa durante todo o percurso e venceu com sprint nos 500m finais.

A programação oficial começou na tarde de quinta-feira (22/09) com a entrega de kits no Ginásio de Esportes Inácio Gulini e a abertura do Adventure Rock e Jazz, um festival com apresentação de várias bandas. No mesmo local, às 18h de sexta-feira (23/09) foi dada a largada da prova de 104 km e às 20h para os 85 km, com percursos técnicos que chegaram a 6.100m de desnível positivo acumulado.

Felipe da Cruz/ Foco Radical

Os corredores passaram por alguns dos pontos mais altos da região, como o Monte Bela Vista (850m de altitude) e o Monte Barão de Charlach (1.148m de altitude), com frio de 6°C na madrugada e calor de mais de 25°C durante o dia. Cleverson cruzou a linha de chegada com 13h50min10, seguido por Celio Augusto da Rosa com 13h50min22, Jeferson Dias (14h02min02), Roger Darrigrand (14h10min51) e Andre Ristow (15h01min01).

Já entre as mulheres, Elizabete Prado não deu chances para as adversárias e terminou a prova com 20h42min42, seguida por Geovana Mendonça (21h13min57), Anemari Calixto (21h21min40), Denise Ventura (21h41min20) e Josiane Kalfeltz (22h31min50). Os cinco primeiros colocados receberam troféus e premiação em dinheiro, sendo R$ 3000 para os campeões.

“Eu e o Celinho temos histórias de outras provas decididas no sprint final e a estratégia aqui foi só completar a prova”, comenta Cleverson. “Falei para ele que, independentemente de quem vencesse, a vitória estaria em boas mãos”, completa. O campeão e a campeã receberam o Troféu Barão, uma taça transitória com seus nomes e tempos registrados na base. “Ele merece muito deixar o nome registrado por tudo o que ele faz pelo nosso esporte”, ressalta Celio, que foi campeão ano passado justamente à frente de Cleverson.

Já Elisabete, conta que sofreu muito no começo da prova. “Tive uma indigestão estomacal, mas me superei e consegui vencer”, relata a ultramaratonista de Extrema (MG). “Pensei que não fosse terminar, pois tudo o que eu comia e bebia me deixava enjoada, mas no final deu certo e terminei com uma hora a mais do que havia previsto”, completa.

Zulmar Faustino/ Foco Radical

Durante todo o sábado, a arena de prova ficou movimentada com as largadas e chegadas das demais distâncias. Os corredores dos 55 km saíram às 6h, os dos 25h às 10h e os dos 12 km às 14h.

Enquanto alguns atletas lutavam por um lugar ao pódio e pela premiação em dinheiro, a maioria se inscreveu por diversão e para participar de uma prova desafiadora e técnica, como é o caso de Mario Moschen, de 72 anos, que fez os 25 km. “Já participei de várias provas de ultramaratona de montanha e a Mons é considerada uma das mais qualificadas, então é bom para a gente se desafiar”, comenta o atleta que corre há dez anos. “O Morro da Cruz foi casca grossa, mas o restante da prova foi tranquilo”, ressalta Mario.

Suelen Karen Braz veio de Vitória da Conquista (BA) para correr a Sicoob Mons Ultra Trail. “Meu esposo veio para os 55 km e eu quis me desafiar nos 25 km. A marcação do percurso foi perfeita, assim como a hidratação. A organização foi 100%”, ressalta a baiana. “Ano que vem eu volto para fazer uma distância maior”, promete a corredora.

Já Ione Oliveira, preferiu encarar o Monte Barão nos 55 km e foi surpreendida. “Foi muito desafiador, porque onde eu moro não tem nada parecido com isso e quando soube que teria que passar duas vezes ficou mais pesado”, relata a atleta de Lagoa Santa (MG). “Venci o Barão e ano que vem estou de volta nos 85 km”, completa.

Os últimos corredores finalizaram a prova perto das 22h de sábado, depois de muito suor, lágrimas e dificuldades ao longo do caminho e, mesmo diante de tantas adversidades, todos manifestavam a vontade de repetir a dose em 2023.

O presidente do Sicoob Trentocredi, Altair Raimundo Ruberti, esteve presente durante os três dias e fala sobre a importância da parceria com a Mons Ultra Trail. “Para nós, é muito gratificante patrocinar um evento deste tamanho, pois um dos princípios do cooperativismo é apoiar o esporte”, afirma o executivo. “A prova é muito importante, pois traz benefícios para Nova Trento e divulga o nome do Sicoob em nível nacional”, completa.

A segunda edição da Sicoob Mons Ultra Trail contou com 570 inscritos de várias partes do Brasil e movimentou o comércio local. “A prova vem crescendo, foi mais uma vez um sucesso e gostaria de agradecer a todas as pessoas da cidade que apoiaram”, comenta o prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso. “Esperamos todos em 2023”, completa.

Danilo Pinheiro, um dos responsáveis pela organização, ressalta que o sucesso da prova foi resultado da dedicação de quase um ano de toda a equipe. “Desde o ano passado a cidade nos abraçou e começamos a trabalhar para entregar um evento que reconheça o esforço dos corredores”, afirma o dirigente. “Esse ano conseguimos superar as expectativas e agora temos um desafio ainda maior para o próximo ano”, completa.

Os resultados completos e as fotos estão disponíveis no site monsultratrail.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *