Etapa Petrópolis dá ares de nobreza ao Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha

Petrópolis, a Cidade Imperial, é a próxima parada do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha. Depois de passar por Maromba, Teresópolis, Ilha Grande, Lumiar e Maricá, a competição chega, no dia 19 de agosto, à sua penúltima etapa na região do Taquaril, com distâncias de 6, 12 e 18K.

A etapa é um desafio no coração da Serra Verde Imperial e pode definir o ranking do campeonato antes mesmo da última etapa em Paraty. Escolhido mais uma vez para receber a prova, Taquaril tem um vale de agricultores nas proximidades do distrito de Pedro do Rio.

Fábio Galvão, organizador da prova explica um dos motivos para a escolha do lugar. “Taquaril tem uma rara beleza natural. É cercada por serras, em que se destaca a Pedra do Elefante, com cerca de 1.600 metros de altitude, de lá é possível as cidades de Petrópolis e Teresópolis. É uma etapa realmente especial. Uma prova difícil, que exige muito dos atletas. Mas que, ao mesmo tempo, proporciona cenários de rara beleza e várias opções de passeio e de gastronomia para o pós-prova”, diz Fábio.

Destino preferido dos cariocas quando chega o inverno, Petrópolis combina o charme das construções do período imperial com o friozinho da serra e a infraestrutura de qualidade – há hotéis confortáveis, bons restaurantes e comércio variado. A natureza exuberante também se faz presente através do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, repleto de trilhas, cachoeiras e mirantes naturais.

A apenas 65 quilômetros da Cidade Maravilhosa, Petrópolis conserva muitas das construções da época em que Dom Pedro II passava longas temporadas no agradável destino. Muitos centros culturais funcionam em antigos palacetes e casarões do século 19 – é o caso do principal cartão-postal da cidade, o Museu Imperial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *