Stian Angermund busca provar inocência em teste antidoping positivo no OCC

Stian Angermund diz que é inocente e que está totalmente desnorteado com o teste anti-doping positivo após a vitória o OCC em 2023. A substância encontrada foi a Clortalidona.

O atleta norueguês de 37 anos também possui títulos mundiais de trail running em 2022 e 2023 e também na Golden Trail Series 2018 e 2021.

Em postagem nas redes sociais, Angermund escreveu: “Esses últimos meses tem sido os mais difíceis e desafiadores da minha carreira esportiva. No dia 20 de outubro de 2023 eu recebi um email que mudou minha vida, enviado pela agência anti-doping francesa, informando que a urina coletada após a vitória no OCC continha a substância banida Clortalidona.

“Estou desnorteado. Eu não utilizei medicamentos ou suplementos, nunca tomei ou usei drogas indevidamente. De onde possivelmente pode ter vindo? Eu sou um atleta limpo.

“Atualmente estou no processo de defender vigorosamente minha inocência e provar que estou limpo. Devido à minha suspensão e investigação pendente, não competirei no verão de 2024 e há incerteza se algum dia retornarei ao cenário mundial.

Thomas Roach (esquerda) com Stian Angermund (centro) e Luca del Pero (WMTRC 2023)

“A profunda tristeza e pesar que sinto ao perder minha carreira, reputação e paixão pelo esporte não pode ser expressada suficientemente. Essa provação já trouxe inúmeras lágrimas, noites sem dormir e está testando minha autoestima. Peço a todos que tenham cautela e gentileza, quer vocês decidam acreditar em mim ou não.”