Paraty Brazil by UTMB 2024 traz novidades nos percursos

A segunda edição da Paraty Brazil by UTMB acontecerá nos dias 19 a 22 de setembro de 2024. Os quatro percursos da prova (108 km, 58 km, 34 km e 25 km) terão novidades para uma maior imersão dos atletas na Mata Atlântica e trilhas do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Após o sucesso da primeira edição, os organizadores trazem mudanças para 2024, com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência dos atletas e acompanhantes. “A pesquisa pós-prova trouxe uma avaliação muito positiva e ficamos entre as cinco melhores provas do circuito UTMB World Series, sendo comparados a eventos com três ou quatro anos de existência”, afirma Rafael Miranda, diretor geral da Paraty Brazil by UTMB

Mesmo com o feedback positivo, para esse ano a organização buscou melhorias no percurso para incluir paisagens inéditas. “Ouvimos os atletas e a comunidade local e acrescentamos mais trechos em meio à Mata Atlântica, tornando a prova mais desafiadora e divertida”, comenta Rafael Campos, diretor técnico da Paraty Brazil by UTMB. “Os atletas seguirão largando e chegando do charmoso centro histórico de Paraty, mas após saírem da cidade vão passar por mais locais de single tracks, mirantes e praias”, completa Campos.

Os percursos de 25 km e 34 km foram os que mais tiveram mudanças e melhorias, com uma alteração de mais de 50% no traçado em relação à primeira edição. Os corredores passarão por um lado da Serra da Bocaina com mais trilhas, áreas sombreadas e uma significativa redução nos trechos de estradão.

Já no percurso de 58 km, a principal novidade é passagem pelo cume da Pedra da Macela, o ponto mais alto da prova, com 1840m. “Esse ano, com um pouco mais de esforço, os corredores serão recompensados com uma bela vista de toda a baía de Paraty, chegarão ao cume da Macela, dentro do Parque Nacional da serra da Bocaina e que faz a divisa entre os estados de SP e RJ” ressalta Rafael Campos. “Também reduzimos o trecho compartilhado entre quem sobe e desce, sendo que o descenso será feito por uma trilha paralela, com mais vista para o mar”, enfatiza o dirigente.

Por fim, os atletas dos 108 km também farão a descida da Pedra da Macela por essa nova trilha, tendo mais vista para o mar e menos compartilhamento de percurso com atletas no sentido contrário. “A comunidade de Paraty abraçou o evento e nos apresentou muitas possibilidades de trilhas para deixarmos a prova ainda mais interessante para os amantes do trail running”, comemora Rafael Campos.

Por conta do calor enfrentado na última edição, também faremos as largadas mais cedo do que a edição passada. A agenda oficial da Paraty Brazil by UTMB terá início na quinta-feira (19/09) às 10h com a entrega de kits e abertura da Expo, um dos destaques de 2023 e que até o momento já possui mais de 30 expositores confirmados. Às 18h de sexta-feira (20/09) largam os 108 km, às 5h de sábado (21/09) saem os 58 km, às 7h os 35 km e às 9h os 24 km.

O domingo (22/09) está reservado para a prova kids a partir das 9h, e logo na sequência, a cerimônia de premiação e o encerramento oficial.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site https://paraty.utmb.world/.