Desafío Urbión comemora 10 anos como anfritrião do Skyrunning World Championship 2024

Desafío Urbión iniciou o caminho para o momento mais especial de sua história. Nesta temporada o evento em Soria, Espanha, comemora 10 anos e organizará o Skyrunning World Championship, uma competição que trará à cidade de Covaleda os melhores atletas do planeta na modalidade. Por isso o evento adaptou sua programação e dividirá sua corridas em dois fins de semana consecutivos.

O primeiro deles, batizado com o nome de Prólogo, será nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, acolhendo três modalidades de naturezas bem distintas. Assim, o Prova aberta é apresentada como um desafio de 15 quilômetros e 1.200 metros de ganho de elevação positivo, uma corrida linear com traçado circular e aberta a todos.

Como incentivo, a organização está oferecendo aos 20% dos primeiros homens e 20% das primeiras mulheres que chegarem à linha de chegada uma opção preferencial e intransferível para obter um número de peito para a modalidade Sky do fim de semana do World Championship.

A prova aberta será realizada no sábado, 31 de agosto, em Covaleda, com lotação máxima de 300 corredores.

Também no sábado serão realizadas corridas infantis para meninos e meninas de 3 a 12 anos: Trail & Kids Festival by Desafío Urbión.

Uma prova original e inovadora chamada Eliminatrail acontecerá no domingo. Será em Duruelo de la Sierra e consistirá em uma prova eliminatória: em um percurso de 10 quilômetros e 500 metros de desnível positivo, serão realizadas três voltas, sendo eliminados 50% dos participantes em cada uma delas. Os vencedores serão decididos na terceira e última rodada. Os bônus serão dados aos vencedores da primeira e segunda voltas e ao corredor que completar o circuito mais rápido.

Elite e amadores, juntos mas não misturados

Já no fim de semana de 6, 7 e 8 de setembro, Covaleda se tornará o epicentro do Skyrunning World Championship. Serão três modalidades em que corredores amadores poderão participar desfrutando do mesmo percurso que os profissionais. A largada acontecerá depois da disputa internacional nas modalidades Sky e Ultra, enquanto no quilômetro vertical, o formato de contra-relógio é mantido com largadas individuais.

A primeira das corridas competitivas que serão realizadas neste fim de semana serão o Km Vertical Los Neveros, no sopé do Moncayo, com percurso de 4,7 km e 1.050 D+, partindo da pequena cidade de Aldehuela de Ágreda e coroando Peña Negrilla Norte, a mais de 2.000 metros acima do nível do mar.

No sábado será realizada a prova mais exigente e mais longa, Ultra Skyrace Desafío Urbión. Será uma edição única por ocasião do próprio campeonato mundial e oferecerá uma distância de 60 quilômetros e 4.500 D+. A saída será realizada na localidade de Vinuesa e a meta está localizada em Covaleda.

Os participantes poderão desfrutar de locais emblemáticos do relevo soriano como a Laguna Verde, o pico da Peña Negra, o Pico Tres Cruces, pico Laguna Negra ou Urbión, teto da corrida em 2.228 metros de altitude.

O programa fechará no domingo com a modalidade Sky, com um percurso embrionário do Desafío Urbión com rota circular em Covaleda de 37 km e 2.600 metros de inclinação positiva. Os participantes poderão descobrir até sete lagoas de origem glacial no meio do percurso.

Mais informações e inscrições em www.desafiourbion.com