adidas INFINITE TRAILS 2022: uma corrida que é mais celebração do que corrida

De 9 a 11 de setembro, mais de 900 corredores de 52 nações se reuniram na bela Gasteinertal, na região de Salzburger, na Áustria, para “celebrar o esporte”. Este lema da adidas INFINITE TRAILS, um evento comunitário global com um formato único de corrida por equipes, poderia ser sentido em todos os lugares.

Desde o momento em que os atletas entraram no vale e foram recebidos por grandes placas de boas-vindas e faixas na rua até o momento em que se despediram após uma festa “Kaiserschmarrn” no topo do Stubnerkogel, eles se sentiram protegidos por moradores entusiasmados, voluntários atenciosos e uma equipe apaixonada de organizadores.

“Todas as pessoas que conhecemos eram muito calorosas, recebemos tanto amor e fomos tratadas excepcionalmente bem”, disseram Sofía Cofré e Katherine Cañete, que viajaram do Chile para participar das adidas INFINITY TRAILS. E como uma mensagem pessoal para seus compatriotas e mulheres, elas acrescentaram: “Não se preocupe se você não fala alemão, todos te tratam com uma vibração tão grande, então não importa se você fala a mesma língua ou não, é fácil se comunicar com todos e isso é infinitamente bom. Recomendamos a todos os latinos a vir e participar desta corrida – eles vão tratá-lo muito bome e o nível de corredores de todo o mundo é muito alto, o que torna a experiência ainda mais espetacular.”

Com sua companheira de equipe Amber Philp, da Nova Zelândia, Sofía Cofré e Katherine Cañete participaram em equipes, a disciplina suprema do evento. Aqui você não corre apenas para si mesmo, mas para o seu time. Três corredores participam no formato revezamento e a equipe deve cobrir uma distância total de 100 quilômetros e 7.600 metros verticais, dividida em três diferentes alças que consideram diferentes tipos de corredores: Loop S (21km/1900vm), Loop M (35km/2700vm) e Loop L (44km/300 v m). Para que finalizem com a luz do dia e tenham tempo juntos após a prova, a largada acontece bem cedo.

Manuel Marktl / @martklphotography

“É uma recepção bem legal quando os dois integrantes de sua equipe o encontram com rostos radiantes”, disse Adrian Niski, de Innsbruck, que completou a maior distância e celebrou sua segunda vitória na categoria mista no adidas INFINITE TRAILS após 2019. “Você fica motivado de uma maneira completamente diferente quando corre junto e, portanto, também é responsável pelos outros.” A alegria compartilhada, que seu companheiro de equipe da ADIDAS TERREX Kimi Schreiber (Loop M) descreveu como “extremamente agradável”, é ainda maior. Junto com Christopher Lauterbach a equipe alemã de trail run marcou o tempo de 11:12:49 horas.

Maria Müller, Miria Meinheit e Melina Vollmer também estavam no topo do pódio. O trio de Munique venceu a competição feminina em 13:35:59 hours. Para as três, o triunfo foi uma grande surpresa. “No ano passado participamos pela primeira vez e terminamos em quinto. Brincamos que queríamos estar na cerimônia de premiação no ano que vem, porque é muito especial”, disse Miria Meinheit. “Mas nós não esperávamos isso.”

Os americanos Jeshurun Small e Cordis Hall e seu parceiro de equipe Werner Marti, da Suíça, foram os primeiros a ter certeza sobre seu triunfo na corrida por equipes 100K. Para Jeshurun Small, as trilhas forjaram memórias duradouras. O atleta da ADIDAS TERREX ainda usa sua pulseira-atleta de 2019, quando participou do evento pela primeira vez. “Eu nunca tirei, mas está prestes a cair”, diz ele quando mostra às pessoas o desgaste da lembrança.

Manuel Marktl / @martklphotography

Corredores individuais também são bem-vindos e podem escolher entre três distâncias individuais: 15K, que também é adequado para novatos de trail running; 45K e uma ultra distância de 65K com 5.000m de ganho de elevação que leva os atletas a três picos de montanha: o Gamskarkogel (2.467m), o Graukogel (2.492m) e o Stubnerkogel (2.246m). Como um dos mais belos percursos dos Alpes, as trilhas desafiadoras e variadas recompensam os competidores com panoramas de tirar o fôlego.

Enquanto a maioria dos “novatos” escolhe os 15K como sua corrida de entrada, o cantor austríaco Lukas Wendja Plöchl teve a coragem de se inscrever para os 65K. Há cerca de dois anos, ele descobriu outra paixão além do rap: correr. Lukas correu 15.000km nos últimos três anos e terminou sua primeira maratona em abril com o tempo de 2:51:23. Ele precisou de menos de 10 horas para completar a desafiadora ultra-distância (9:56:06) e terminou em 12º lugar na categoria masculina. Depois, ele ainda tinha energia suficiente para surpreender a comunidade adidas INFINITE TRAILS com uma performance ao vivo na festa pós-corrida. O nome da música? “Energie” de seu último EP “Gedanken wenn ich lauf” (pensamentos quando estou correndo).

adidas INFINITE TRAILS 2022, Bad Gastein, Austria – Jens Klatt / @jensklattphoto

Desde seu ano inaugural, o evento tem atraído atletas de diferentes esportes. Este ano não foi diferente. A atleta mais condecorada a seguir a linha de largada dos 15K foi Laura Dahlmeier. Multicampeã olímpica e mundial de biatlo de Garmisch-Partenkirchen, ela terminou em quarto lugar (1:23:20) e perdeu o pódio por pouco atrás das profissionais da equipe ADIDAS TERREX. “A curta distância é bastante desafiadora, já que o ritmo é maior”, disse ela depois. “Eu também notei que no verão passado eu não estava correndo muito e estava mais concentrado no montanhismo. Mas estou tão feliz que finalmente cheguei a Gastein este ano, porque este é um evento incrível.”

O crescente número de corredores locais a cada ano é uma prova do quanto os moradores identificam-se com a adidas INFINITE TRAILS. E os entusiastas também estão envolvidos na organização da corrida – como fornecedores, como voluntários e como anfitriões. Klaus Lemmerer é o diretor administrativo do Alpentherme Gastein. Como corredor de trilha apaixonado, ele não só abriu as portas do renomado spa térmico de Gastein para ser o ‘Jardim atleta’ pós-corrida como refúgio de recuperação para todos os finalistas. Ele permitiu também que o organizador realizasse a cerimônia de premiação ao lado da piscina principal e o transformou no local de festa pós-corrida.

O lema “Celebrar o Esporte” é implementado em todos os aspectos do evento e a experiência da comunidade é o foco dos organizadores. Sua profunda conexão e intercâmbio de um ano com as comunidades de trail running em todo o mundo permitem que eles criem momentos especiais que ressoam com os atletas. Este ano, por exemplo, a cantora austríaca PAENDA alegrou as equipes e os participantes dos 15K com uma performance ao vivo de sua música “RUN” para dar um impulso de energia extra. A Equipe INFINITE TRAILS conheceu a artista através de seu namorado, Lukas Wendja Plöchl, e perguntou-lhe se ela poderia cantar para a comunidade ao vir para o evento para apoiar Lukas em sua corrida de 65K.

Petter Engdahl

Embora o foco do evento não seja vencer ou ter seu melhor resultado, os atletas profissionais da altamente condecorada Adidas TERREX Team estavam encontrando novas funções para si mesmos após uma temporada exigente de trail running. O campeão do CCC Petter Engdahl cobriu a corrida como fotógrafo, Abby Hall e Anna Hahner trabalharam como co-locutores, Moritz auf der Heide fez postagens do percurso para os canais de mídia @infinitetralsrace Socia e Ruth Croft, Toni McCann, Janosch Kowalcyzk e Sven Koch se juntaram ao programa de hospitalidade da mídia para conversar com os jornalistas participantes durante uma corrida panorâmica pelo vale Gastein.

Mais informações: https://infinite-trails.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *