Equipe francesa FMR é proclamada campeã do Raid Gallaecia- Campeonato Europeu de Corridas de Aventura 2022

A equipe FMR foi proclamada campeã do Raid Gallaecia- Campeonato Europeu de Corridas de Aventura 2022 em Betanzos. O grupo francês cruzou a linha de chegada localizada na Praça Hermanos García Naveira às 4h30 de domingo, após 185 quilômetros combinando trekking, mountain bike, caiaque, rapel e orientação pela região da Reserva da Biosfera Mariñas Coruñesas e Terras do Mandeo.

O quarteto formado por Julien Moncomble, Clement Coulon, Benjamin Coutand e Lucie Croissant cobriu a distância em um tempo total de 18h25min36s. O prêmio para os vencedores foi a vaga para o AR World Championship 2023 na África do Sul e quatro unidades do relógio multiesportivo Garmin’s Enduro 2.

Duas equipes da Galícia completaram o pódio continental em Betanzos: a Brigantia Adventure Race, que cruzou a linha de chegada a 21 minutos da FMR, e a Endurance, terceira com 35 minutos, uma pequena diferença para uma prova “non-stop”, no qual participaram 54 equipes e 182 atletas de 7 países diferentes.

A largada foi dada no sábado, às 10h, após a entrega dos mapas, elemento básico nas corridas de aventura. Os participantes tiveram que traçar a rota e se ajudar com uma bússola para passar pelos postos de controle definidos pela organização. Os dispositivos de navegação GPS são estritamente proibidos.

O primeiro trecho, um trekking de 22 quilômetros, levou as equipes até a praia de O Pedrido para iniciar o setor de caiaque, uma seção de ida e volta de 21km pela Ría de Betanzos passando pela praia de Gandarío, pela Illa Carboeira e pela praia de Miño antes de desembarcar no porto de Betanzos,  onde os dois principais protagonistas da corrida já se destacam: Brigantia e a FMR, separadas por apenas cinco minutos.

Os líderes entraram na cidade através da Porta da Ponte Nova e fizeram o rapel, no qual um membro de cada equipe desceu a Torre do Reloxo antes de subir nas bicicletas para percorrer 32km em direção a Oza dos Rios, local da terceira zona de transição. Enquanto o Brigantia dobrou sua vantagem sobre a FMR, o Endurance garantiu a terceira posição, muito perto dos franceses.

A seção seguinte foi peça chave na prova: um trekking de 29km e 1.200m de inclinação positiva com as subidas para Monte do Gato e Pico Felgar (com 503m de altitude o ponto mais alto do percurso). Nas últimas horas de sol e precisamente na subida ao Felgar, a FMR alcançou a Brigantia e, já na descida, protagonizou alguns dos grandes movimentos de orientação da corrida.

Depois de cortar o PC64, a equipe retornou vários quilômetros para chegar em Finca O Castelo até o ponto de controle 65, uma escolha diferente da rota concebida pela organização. A estratégia deu certo, mas não o suficiente para se distanciar de seus perseguidores, Brigantia (2º) e Endurance (3º).

A diferença foi ainda mais apertada entre os dois primeiros após os 20km de ciclismo para retornar a Betanzos. Foi tão apertado que a Brigantia, novamente na liderança, e FMR praticamente juntas a penúltima transição na Praça Hermanos García Naveira. Após o registro de passagem e uma rápida olhada nos mapas, os dois líderes partiram para o reservatório de Beche com 26km de bicicleta à frente.

A Endurance novamente reduziu sua desvantagem e os três primeiros classificados iniciaram a penúltima seção separada por apenas sete minutos: um trekking de 7 quilômetros na disciplina de pontuação, específica de orientação que permite passar pelos pontos de controle sem ordem. A estratégia entrou em jogo e lá se destacou a FMR, que na última seção, 28km de bicicleta para voltar a Betanzos, fortaleceu sua liderança com um ritmo muito alto.

O quarteto francês, 7º no último Campeonato Mundial também realizado na Galícia e vencedor do recente evento europeu em Graal (Suíça), se tornou o primeiro campeão europeu da ARWS (World Series).

O Raid Gallaecia também sediou a quarta etapa da Liga Espanhola de Raid de Aventura e a quinta etapa da Liga Galícia de Raids nas categorias Elite, Adventure e Orientaraid.

Das 54 equipes participantes, apenas sete não completaram o percurso. A linha de chegada fechou às 13h30 e, posteriormente, a cerimônia de premiação foi realizada. A cerimônia contou com a presença de María Barral, prefeito de Betanzos, Bernardo Fernández, deputado provincial de A Coruña, Andrés Hermida, vereador pelo Urbanismo, Centro Histórico, Patrimônio, Educação e Esporte da Conceição de Betanzos, José Antonio Santiso, presidente da Reserva da Biosfera Mariñas e Terras do Mandeo, Francisco Cobas, presidente da Federação Espanhola de Orientação,  e Javier Alvelo, presidente da Federação De Orientação da Galícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *