Sergio Mayayo relata sua participação no K42 Adventure Marathon 2018

Era uma vez, na Patagônia … Uma parte diferente do mundo. Distante e isolada entre enormes lagos, picos nevados, florestas primitivas e o vento, o todo poderoso “Viento Blanco”, cujo poder está sempre presente neste longínquo ventoso sul. Mapuches, conquistadores, jesuítas, pioneiros, soldados, pescadores, caçadores, alpinistas, esquiadores … todos passaram por aqui e deixaram sua marca. O fim do mundo para alguns. Paraíso na Terra, para outros.

Correr aqui pela primeira vez na 16ª edição da clássica maratona de montanha K42 Argentina Series foi uma combinação única de dor e prazer. A corrida K42 Villa La Angostura está ancorada no meio da Patagônia Argentina. Ao viajar do aeroporto de Bariloche para a cidade da corrida, você o faz pela Via 40, uma rota bastante pitoresca que permite que você se sinta bem-vindo no coração do Parque Nacional Nahuel Huapi.

Parque Nacional Nahuel Huapi

Sua criação em 1922 foi pioneira na Argentina, a partir de terras doadas pelo próprio Perito Moreno. É, portanto, um território histórico para todo o país como o parque nacional mais antigo, mas Villa La Angostura também possui um segundo parque nacional. Em 1971, a pequena península de Quebrihue, com quase 13 km de extensão, onde os primeiros pioneiros locais se estabeleceram, foi separada para abrigar o novo Parque Nacional de Arrayanes. É o menor do país, abrigo da doce árvore de canela que lhe dá o nome e com vistas privilegiadas a partir do topo de suas falésias, dos imensos lagos e montanhas nevadas que a rodeiam.

A história tem sido gentil com esta região, que hoje é uma das mais bem preservadas da Argentina, além de ostentar boa qualidade por seus serviços públicos e segurança para visitantes e moradores locais. E com certeza já passou por muita coisa. Da antiga missão jesuíta de Nahuel Huapi, massacrada em 1717 pelos nativos, até a estação de esqui Cerro Bayo, criada por um belga em 1975, a Villa La Angostura conseguiu manter seu charme natural e mais próximo dos apaixonados pela montanha, recebendo esquiadores, ciclistas de montanhas, pescadores, trekkers e corredores de trilha.

O passo fundamental para os corredores de montanha aconteceu quando Diego Zarba e Norma Heredia começaram o sonho de uma grande maratona alpina, subindo da cidade até o topo nevado do Cerro Bayo, a 1.800m. Dezesseis edições depois, este é o K42 Villa La Angostura que eu vivi, onde o relato da corrida é apenas uma parte do charme de viajar para cá.

Essa foi minha experiência pessoal:

“Madri-Buenos Aires-Bariloche-Villa La Angostura. Mais de 30 horas de viagem para descansar em La Posada del Cipres, espero que tenha valido a pena … Ontem peguei o número e a obrigatória “T-shirt” para fazer a corrida. Amanhã eu vou correr meu primeiro K42 e eu estou inseguro. Duas lesões nesta temporada me obrigou a fazer poucas corridas e me deixou fora de forma. Até o quilômetro 21 no último sábado na Ecotrailmadrid eu estava bem, mas tive cãibras na reta final. Nós passamos pela questão física depois, é claro, mas ainda assim … Como esse percurso de 42k / D + 2200m me tratará agora?

Sábado 17 Nov

A única vantagem de mudar horários ao cruzar o oceano? Nós corremos às 9 da manhã, mas a partir das 5 horas eu já estou de olhos bem abertos. Pela primeira vez, tenho tempo para preparar tudo com cuidado e chegar sem stress à largada, com Ragna Debats e Bernard De Matteis como favoritos.

Martin já ganhou ontem a corrida de 15k. Grande atmosfera aqui hoje, mais de 2000 corredores se reúnem para este evento. Muitas mulheres, muitas, desde que os organizadores permitem mais de 12 horas para cruzar a linha de chegada, tornando a corrida aberta para grupos inteiros que ficarão apaixonados pelas corridas de montanha após a chegada. Bravo!

Partimos! Gritos de encorajamento por toda a cidade, até entrarmos na espetacular floresta primitiva da Patagônia. Um primeiro loop de 15 km subindo e descendo a densa floresta. É magnífico. Corremos por trilhas isoladas e a poucos metros de distância, a terra parece virgem, como se o homem nunca tivesse pisado nela. Loop feito! Dói, mas já estamos descendo. Agora estamos indo gradualmente para a base da estação de esqui de Cerro Bayo, que no topo de seus 1.800m sempre decide a corrida.

Muito reabastecimento e apoio ao longo do percurso. A cada 6 km, há um ponto onde podemos recarregar comida e bebida, e mais do que isso, a cada poucos metros há alguém torcendo, apoiando. E muitos, muitos voluntários na segurança, quase um em cada rampa. E, claro, não se esqueça do rio gelado, um clássico das corridas patagônicas. Aqui será até três córregos congelantes onde refrescaremos nossas pernas antes de finalmente alcançar a base da estação de esqui Cerro Bayo, no 26k. Aqui começa a corrida mais dura, ao longo do caminho vertical apropriadamente chamado RAIZAL II, pois negociamos a subida entre raízes grossas e árvores ao longo de seus 3,5k / D + 800m.

Finalmente, saímos da floresta e entramos na neve. Frio. Começa a nevar. Parei. Coloco uma bandana, luvas, um gorro e um corta-vento. Vamos lá! Últimas voltas na neve e chegamos no cume a 1.800m, todo o panorama do Nahuel Huapi se abre: Florestas, lagos e picos nevados. Lá em baixo você pode ver La Angostura. ¡VAMOS !.

A descida é muito divertida, muito mais do que eu esperava. A seção mais alta tem partes entre rochas quebradas que é preciso tomar cuidado e neve variável. Continuamos descendo, até sairmos da estação de esqui logo após o Restaurante Tronador, agora estamos de volta à floresta.

Nós corremos ao longo dos últimos 10km. Delicioso. Há milhares de curvas e contracurvas ao longo do caminho em forte descida onde você pode se exibir… se ainda tiver força. E onde pode sofrer se, como acontece comigo hoje, as caimbras forem surgindo. Paciência, alterne a corrida como você pode e continue. Último quilômetro! Corremos ao longo de toda a avenida principal com toda a cidade aplaudindo.

A linha de chegada.

Levei 7h03m para estes 42km / D + 2200m. Feliz … ainda mais quando nos recebem na chegada com uma sopa quente de lentilhas e carne, antes de tomar banho e se preparar para a grande festa com todos os outros corredores. Felicidade, é isso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *