Probabilidade de completar as provas do UTMB

Chegou ao fim mais um Ultra-Trail du Mont-Blanc e o mundo conheceu seus novos campeões nas 7 corridas que fazem parte do evento – UTMB, CCC, TDS, OCC, PTL, MCC, YCC – além da corrida para as crianças.

Para alguns isso significa o fim da temporada; para outros, a realização de um sonho; e para aqueles com menos sorte (ou que queira repetir o sonho) um novo início de planejamento para a busca sem fim de pontos para uma próximo sorteio.

Veja quem foram os brasileiros sorteados no UTMB 2019

Mas nem tudo são flores e para alguns participantes o sonho acaba no meio do percurso, seja por desistência ou por não conseguir passar dentro dos horários de corte e serem obrigados a sair da prova.

O site do UTMB tem informações detalhadas da quantidade de desistências em cada posto de controle e os números, como no UTMB e TDS, chegam a quase 40%. Podemos considerar um número bastante alto por serem provas-alvo em que os participantes investem muito tempo e dinheiro e teoricamente, estariam melhor preparados.

Difícil dizer o real motivo de tantas desistências por existirem muitas variáveis: variações climáticas; inexperiência com o terreno; subestimar as provas; desconhecimento das características da prova; falta de treinamento adequado; ou até mesmo um mal-estar de última hora.

Como citado pelo pessoal da Trail Peru, este ano fez muito calor com média de 34ªC e na segunda noite uma tormenta trouxe muito frio para os participantes do UTMB.

Probabilidade de desistências

No caso do UTMB, o ponto com maior desistência (184 de 987) foi em Arnouvaz (95 Km / 170 Km).

CCC, a maior desistência (203 de 554) foi em Champex (54 Km / 101 Km)

TDS, com percurso novo, o maior número (159 de 694) aconteceu em Baufort (91 Km / 145 Km);

E no OCC, o maior número (64 de 131) foi em Trient (25 Km /55 Km)

Na média geral das principais provas, praticamente 1 de cada 3 pessoas voltam de Chamonix com o sonho não-realizado.

Com contribuição de Orlando Yamanaka.