10 dicas para correr na Serra da Graciosa

A Serra da Graciosa é uma região turística e também apreciada por amantes de corrida de rua e de aventura. Ela, de fato, é uma experiência inesquecível para os mais diversos públicos. Corredores de várias partes do Brasil querem fazer alguma prova ou treino na região, que faz parte da história do Paraná e do Brasil.

Tadeu Natálio, diretor técnico da Global Vita Sports, empresa que organiza o evento, que irá acontecer no sábado, 21 de setembro, e Danilo Alves, responsável técnico da PG Runners, separaram 10 dicas para você encarar as subidas e descidas da Graciosa mais preparado.  Confira:

1- Use tênis apropriado com o solado aderente, a Estrada da Graciosa conta com trechos em asfalto e paralelepípedo, o segundo sendo muito liso em caso de sereno, chuva ou umidade do ar.

2- Controle a ansiedade. O percurso dos 21k tem mais de 14k seguidos de subidas do trajeto. Não se empolgue na largada, faça um bom planejamento para não quebrar! Se você exagerar no início, poderá comprometer seu rendimento ao longo de toda a prova. Sugerimos o mesmo para quem for encarar os 42k, fique atento para não forçar o joelho na descida e guarde as energias necessárias para subir. Procure fazer treinos que simulem o perfil da prova para melhor adaptação.

3- Não esqueça de passar repelente. Os tradicionais “borrachudos”, butucas, costumam “atacar” os corredores logo no começo da prova.

4 – Hidrate-se e alimente-se corretamente antes, durante e após a prova. Procure utilizar todos os postos de hidratação que estão disponíveis nos percursos para seu maior conforto.

5 – Se planeje, estude o percurso e a altimetria da distância que irá enfrentar para montar um programa de treinos adequado.

6 – Utilize bastante a movimentação dos braços para ganhar impulsão e velocidade;

7- Bom é correr acompanhado. Aproveite a prova para passar o tempo e correr com uma companhia especial.

8 – Nas subidas o indicado é dar passadas mais curtas para controle do ritmo e da respiração. Em caso de necessidade, caminhe nos trechos mais íngremes. Esse ato pode ser mais vantajoso do que forçar seu corpo além da conta e correr o risco de se lesionar durante a prova;

9 – Treine em lugares com muitas subidas e descidas. Isso trará mais experiência, confiança e o preparo mental necessário para encarar esse tipo de prova;

10 – Treine muito, mas não esqueça de fazer exercícios complementares de fortalecimento muscular como treinamento funcional ou musculação para prevenir lesões.

Serviço

18ª Corrida da Graciosa – 3ª etapa do Circuito Amazing Runs
Data: Sábado, 21 de setembro de 2019
Distâncias: 21k e 42k
Local: São João da Graciosa / Morretes – PR a 60 km de Curitiba

Mais informações: www.amazingruns.com.br