Enrico Frigeri, primeiro brasileiro selecionado para a Barkley Marathon

A Barkley Marathon é uma ultramaratona lendária. Desde sua criação em 1986 a corrida teve campeão apenas 18 vezes (15 atletas). Já se tornou comum a notícia que o evento foi encerrado sem finishers.

O que torna o evento mais interessante é o sistema secreto de inscrição e as exigências do organizador Gary “Lazarus Lake” Cantrell. A corrida é limitada a 40 participantes e o sistema de inscrição é secreto, sem informações detalhadas publicamente.

O valor da inscrição é simbólico, US$ 1,60 mas pode haver outros requerimentos que podem mudar ano a ano como o envio de uma camisa branca, meias ou uma camisa de flanela. Os calouros devem levar uma placa de carro de seu estado/país e os que estão retornando, um maço de cigarros Camel.

O percurso

A prova foi inspirada na fuga de James Earl Ray, assassino de Martin Luther King Jr, em 1997, da penitenciária estadual Brushy Mountain. Ray percorreu apenas 13 quilômetros após correr 55 horas pela mata.

O percurso total tem 160 quilômetros e 18.000m de ascensão, sendo percorrido em loops, sempre passando pela Yellow Gate, local de largada e chegada. São 5 voltas que devem ser percorridas em até 60 horas.