Mirlene Picin participa do Kilometro Vertical de Zegama

Na última sexta feira, 25 de maio, a esquiadora e corredora Mirlene Picin competiu no Kilometro Vertical de Zegama, evento válido para o ranking do Circuito Mundial de Kilometro Vertical.

Picin foi a 19ª colocada entre as 35 participantes. A brasileira fechou a prova em 49 minutos e 18 segundos. A vencedora foi a francesa Christel Dewalle com 37:36. Dewalle é a atual campeã do circuito vertical e uma especialista nessa disciplina.

No masculino, o vencedor foi o suíço Remi Bonnet, com 31:24. A prova dos homens contou com 140 participantes.

O Circuito Mundial de Kilometro Vertical está em sua segunda edição neste ano de 2018, com 12 provas em 7 diferentes países. O primeiro evento de Kilometro Vertical da história aconteceu na Itália, em Cervinia, no ano d 1994.

O Kilometro Vertical consiste me provas de subida na montanha. A largada é feita na base  e o ponto final costuma ser o pico. O Kilometro Vertical não é uma prova de 1km. As distâncias dos eventos podem variar de 2.5 até no máximo 5km morro acima. O percurso tem que ter um ganho de elevação ao redor de 1000m, com inclinação variando entre 35% a 50%. Zegama contou com um percurso de 4.5km e elevação de 900m.

A largada dos atletas é feita individualmente contra o relógio, ou dividida em baterias de 8 a 10 atletas. Ganha quem fizer o menor tempo do ponto mais baixo ao ponto mais alto.

Há uma pontuação no ranking do circuito e ao final do ano, e o primeiro colocado é o campeão overall. Todas as etapas tem premiação em dinheiro e os campeões do final do circuito recebem um bons de 10 mil euros.

“Fiquei satisfeita com o resultado. Nunca havia competindo em um evento nestes moldes.

No Brasil não temos competições de Kilometro Vertical e aqui na Europa ela é uma disciplina tradicional com um nível competitivo impressionante. Vim aqui ver como funciona, aprender mais sobre a modalidade de KV e da corrida de montanha de largas distâncias também.

Zegama é uma das etapas mais fortes do circuito, com atletas especialistas em subir correndo e “escalar”. Uma das características do KV é ser composto por trechos onde a ascensão do atleta tem que ser feita com técnicas de “escalada” livre. Ficar entre as 20 primeiras colocadas é um resultado expressivo. Onde vivo no Brasil, não tenho terreno acidentado assim para treinar, com subidas tão longas e inclinadas.”

A próxima competição da atleta é no dia 3 de junho, a Trail Tozal de Guara.

Prova de 21km que acontece na serra de Guara, Pré Pirineu, na provincia de Huesca – Aragon, no Norte da Espanha.

 

Mais Informações em:

http://www.vkworldcircuit.com

http://www.zegama-aizkorri.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *