Kailash incentiva categorias de base do Trail Running

O trail running, ou corrida de montanha, é uma das modalidades oficiais mais novas do atletismo brasileiro e ainda está em fase de consolidação, mas a Kailash já está investindo no futuro deste esporte. A marca de produtos esportivos deu início em 2018 ao projeto Kailash Team Next Generation, que dá apoio e estrutura aos treinamentos de atletas entre 16 e 23 anos de idade.

O time formado por nove jovens de Monteiro Lobato-SP, cidade da região da Serra da Mantiqueira, é o responsável por quatro dos oito atletas masculinos que representarão o Brasil no mundial juvenil (sub-23) de Skyrunning, que será disputado na cidade de Fonte Cerreto, na Itália, entre os dias 3 e 5 de agosto deste ano.

Os atletas da equipe Kailash Team Next Generation são orientados de perto pelo corredor de montanha Hamilton Miragaia e seguem as planilhas de treinamento enviadas pelo técnico Guilherme D’agostini, que também é o treinador da seleção brasileira juvenil de Skyrunning.

“Eu sou professor de montanhismo e educação ambiental e no final de 2016 eu sugeri para os meus alunos correr a KTR (Kailash Trail Run), que tem algumas das provas mais importantes do Brasil. A Kailash nos deu o apoio com as inscrições e eles tiveram bons resultados”, conta Hamilton Miragaia, que é atleta do time Kailash.

No ano seguinte, os jovens atletas conseguiram resultados expressivos nas provas curtas do circuito KTR, com direito à dobradinha na etapa de Itamonte-MG: Juan Moreno foi o campeão e Arthur Silva ficou na segunda colocação.

“A partir de 2017, já com o apoio efetivo da Kailash, os meninos começaram a treinar para a seletiva do Mundial de Skyrunning (realizada em fevereiro de 2018) e, além do Arthur e do Juan, outros dois atletas do time conquistaram a vaga: meu sobrinho Ayslan Miragaia e o Henrique Miranda”, relembra Miragaia, que também ressalta que para fazer parte da equipe todos precisam estar matriculados na escola e tirar notas acima da média.

A socialização dos jovens por meio do esporte é o principal alicerce desta iniciativa inovadora da Kailash, somado ao bom desempenho técnico apresentado por eles.

“Estamos muito felizes pois queríamos viabilizar esse projeto já há algum tempo e finalmente conseguimos. Entendemos que é muito importante fomentar o trail e o amor pelos esportes outdoor desde cedo e acreditamos que essa, que é a primeira geração que cresceu já com ídolos no esporte, vai dar muitos frutos”, avalia Patrícia Hofmeister, diretora da Kailash.

O Skyrruning é um tipo de corrida de montanha com características técnicas pré-estabelecidas. Para se enquadrar nesta categoria os percursos das provas devem atingir ou ultrapassar dois mil metros de altitude e ter inclinação acima de 30%.

A KTR Campos do Jordão-SP será uma das etapas do circuito brasileiro de Skyrunning. Para mais informações e inscrições acesse o site: www.ktrseries.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *