Brasil Ride 2022: 12ª edição chega com novidades

A Brasil Ride está de volta ao Sul da Bahia e chega com novidades. E são muitas para esta 12ª edição, que tem como palco o paradisíaco vilarejo de Arraial d’Ajuda, banhado por águas quentes e cristalinas, e Guaratinga e sua Pedra do Oratório e montanhas, que verão passar os competidores em duas rodas e força no pedal, em uma das disputas mais acirradas do mundo do esporte.

Na elite do esporte, o campeão de 2021 Hans Becking (HOL) e mais grandes estrelas da modalidade como os campeões mundiais Tiago Ferreira (POR), Andreas Seewald (ALE) e os melhores brasileiros da competição do ano passado Gustavo Xavier, Alex Malacarne, Edson Rezende, Sherman Trezza, terão ainda a companhia do bicampeão Henrique Avancini, em sua volta para a temporada 2022, que terá como maior novidade os atletas do primeiro escalão em disputa solo, no masculino e feminino.

As campeãs da 11ª edição Naima Diesner (ALE) e Anna Jördens (ALE), vem para tentar o bi-campeonato, porém correndo na nova categoria. Além delas, as brasileiras Marcella Toldi e Paula Gallan são as grandes promessas para disputar o novo titulo dessa edição da Brasil Ride.

No dia 22 de outubro é a hora do frio na barriga. Na Arena Santander Brasil Ride Bahia, os competidores receberão os kits que os acompanharão até o fim da jornada, que se inicia às 13h do dia 23 e segue até o dia 29, ao cruzar a linha de chegada.

Wladimir Togumi / Brasil Ride

Etapas

Ao todo a prova tem 7 etapas que se dividem entre Arraial d’Ajuda e Guaratinga. No distrito de Porto Seguro, as provas tem início e fim, na Arena Santander Brasil Ride Bahia, no Uíki, na Praia do Parracho. Já em Guaratinga, a competição tem base, largada e chegada na Vila Santander Brasil Ride Bahia.

A primeira etapa é disputada dentro de Arraial, já a segunda e quinta etapa são marcadas pelo deslocamento ida e volta entre as duas sedes da competição. A terceira e quarta etapa acontecerão no entorno da Vila Santander Brasil Ride, em Guaratinga, enquanto a sexta e sétima etapa no vilarejo, distrito de Porto Seguro.

Já o último dia de competição, além de sagrar o campeão, quase 2 mil competidores, amadores se arriscam na Maratona dos Descobrimentos, numa prova rápida entre Arraial e Trancoso, marcando o encerramento do evento. É um mar de gente de todas as idades, com um único objetivo: pedalar. Nesse momento, adrenalina, energia e torcida não faltam.

Estrutura

Além da estrutura montada no Uíki, para receber ciclistas e visitantes durante os dias da prova, todos os anos, a Brasil Ride monta uma verdadeira cidade em Guaratinga. E os números surpreendem. Em uma fazenda a 14 quilômetros do centro da cidade, os aproximadamente 10 hectares, abrigam 80 toneladas de equipamentos montados, que tem capacidade para receber cerca de 1.200 pessoas e servir 5.400 refeições de alto padrão. O espaço ainda comporta dois tipos de barracas, com colchão e lençol, para que os ciclistas tenham um bom descanso e se recuperem para a próxima etapa. Mas antes disso uma pausa para um bom e merecido banho, na estrutura com banheiros individuais com duchas quentes para quem passou um dia inteiro no selim.

E o cuidado não para por aí. A organização ainda disponibiliza, durante todo o percurso, pontos de hidratação, pontos de água e dispersão, onde são oferecidos água, refrigerante, energético, bebida isotônica, frutas e carboidratos disponíveis gratuitamente. Além disso, uma equipe médica especializada em resgate em áreas remotas, caminhão base UTI, ambulâncias UTI 4×4, motos com paramédicos no percurso e posto médico nas arenas são equipados para atender eventuais emergências.

Encontro

Segundo o Fundador da Brasil Ride, Mario Roma, a Santander Brasil Ride Bahia é o encontro de alguns dos melhores ciclistas do mundo com algumas das principais marcas globais em seus segmentos.
“Isso nos dá a certeza de que teremos, mais uma vez, um evento de altíssimo nível. Não é à toa que consideram a Santander Brasil Ride Bahia como Giro d’Itália do MTB mundial. Serão sete dias de muitas emoções nas trilhas, com a participação de atletas brasileiros vindos de todos os estados e um total de 19 países representados, além do Brasil. Como sempre, quem ganha com isso é o público que ama o ciclismo”, ressalta, revelando que os amantes do ciclismo ainda podem se inscrever para a Maratona dos Descobrimentos, que acontece no dia 29, e pedalar junto com os grandes nome do MTB Mundial.

Mario Jordany / Brasil Ride

Mas para além da competição, a Brasil Ride também é lugar de se sentir família, de rever amigos, de curtir a brisa e um bom banho de mar para recarregar as energias. É lugar para se dividir alegrias, apreensões, amor e silêncio. É onde todos têm apenas um objetivo: completar a etapa, de vida, de passos, de vencer obstáculos.

www.brasilride.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *