Rio do Rastro Marathon é adiada

A Corre Brasil e o Mountain Do, as duas maiores organizadoras de corrida de rua do Sul do Brasil, decidiram adiar a prova que iria mudar o cenário da Serra do Rio do Rastro em maio deste ano. O atual e delicado momento da pandemia exigiu a transferência para o mês de outubro. A decisão foi tomada depois de um longo debate entre os diretores da prova, o Ministério Público e os representantes das prefeituras das cidades que receberiam a Rio do Rastro Marathon neste primeiro semestre.

“Analisando os riscos à saúde dos atletas, equipe e fornecedores, bem como período para treinos e organização pré-prova, fomos aconselhados a adiar o evento. Sobre o momento que estamos vivendo gostaríamos de ressaltar que sempre colocamos o fator humano acima de toda decisão interna. Buscamos uma postura coerente e sensata ao lidar com tantas mudanças por conta do combate ao Covid-19, seguindo as orientações dos órgãos públicos locais e estaduais”, comenta Ricardo Ziehlsdorff, diretor técnico da Corre Brasil. 

Após a decisão do adiamento, a organização decidiu pelo mês de agosto para promover o evento, mas segundo o diretor técnico do Mountain Do, Kiko dos Santos, a data foi muito questionada pelos inscritos. “Desde o início do projeto Rio do Rastro Marathon, o atleta e todos os envolvidos foram ouvidos e suas opiniões consideradas. E nesse momento, não poderia ser diferente. Como não temos como mudar a atual realidade do nosso país e manter a prova na data original, decidimos realizar uma votação e oficializar uma nova data contabilizando a opinião da maioria”. 

A pesquisa foi enviada por e-mail a cada um dos atletas inscritos, entre os dias 05 a 10 de março, através de método quantitativo. Ao todo, 1006 pessoas participaram. 11% não opinaram na data, pois escolheram participar da prova em 2022. Enquanto 22% optaram em manter a data de agosto, e 67% das respostas escolheram a data de outubro. 

NOVA DATA RIO DO RASTRO MARATHON

A Rio do Rastro Marathon será realizada nos dias 02 e 03 de outubro de 2021, com as três provas: ciclismo de estrada e mountain bike num percurso de 40km e corrida de estrada: 25km e 42km. Os atletas que já se inscreveram estão automaticamente transferidos para a nova data e não precisam se preocupar com nada mais referente à inscrição.

“Sabemos que agora cada um terá que reorganizar as viagens, treinos e planos. Mas preferimos essa opção a correr o risco de manter o evento e sofrer com alterações muito em cima do prazo, impossibilitando ou dificultando a reorganização logística da viagem e readaptação dos treinos”, comenta Kiko. 

Aerial view of Serra do Rio do Rastro, in the Serra Catarinense. (Route Sierra of the trail river). Most beautiful and incredible road in Brazil

Os atletas que não estão de acordo com a nova data ou que possam estar passando por alguma dificuldade emocional ou física, têm um prazo até dia 25 de março para transferir para 14 e 15 de maio de 2022 ou transferir para outra pessoa. As orientações e procedimentos foram enviados aos e-mails dos inscritos.  Nenhum dos dois procedimentos terá custo adicional. 

“Pelas nossas redes sociais vimos o quanto os atletas estavam empenhados com os treinos e esperando pela Rio do Rastro Marathon. E isso nos deu ainda mais força para fazer a prova acontecer com segurança. Mas infelizmente têm coisas que não temos controle e agora contamos com a compreensão e apoio de todos para a continuidade desse setor que motiva muita gente. Logo logo estaremos sentindo na pele a adrenalina de encarar os mistérios da Serra”, comenta Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil.   

PROTOCOLO DE ATUAÇÃO

A Corre Brasil e o Mountain Do viabilizaram um protocolo de atuação para que as provas sejam realizadas de forma responsável e com todos os cuidados necessários e exigidos pelos protocolos de saúde. A coordenadora de eventos conta ainda que a organização vai acompanhar a evolução da pandemia e novas regras poderão ser impostas mais perto da data do evento.

“Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para cumprir o acordo de realizar a prova na data original. Mas antes de tudo, nosso maior desejo é que os atletas estejam bem. Acreditamos que em outubro teremos nosso sonhado déficit nos casos positivos e a maior parte da população vacinada, possibilitando a realização da prova de forma mais tranquila e segura”, finaliza Mariana. 

Mais informações em www.riodorastromarathon.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *