BOA 2023 – Expedição Veadeiros

No feriadão da Independência, entre os dias 7 e 10 de Setembro, atletas do Brasil inteiro se deslocaram para o Planalto Central, mas dessa vez não para ver os desfiles militares. O objetivo era participar da BOA 2023 – Expedição Veadeiros, corrida de aventura realizada no município de São João d’Aliança, a 150km de Brasília, conhecido como “Portal da Chapada dos Veadeiros”.

Houve percursos para atletas de todos os níveis: Iniciantes experimentaram os 30km da SHORT correndo e pedalando; e os intermediários se aventuraram nos 60km da PRO, em que além do trekking e bike remaram no Rio das Brancas. O percurso EXPEDITION, válido como etapa do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura e também do A1 Brazil National Series, reservou aos atletas 200km de terreno bem variado, numa prova dura e tecnicamente exigente. O clima seco do Cerrado nessa época alternou muito calor durante o dia com o frio da perna noturna de canoagem, realizada no formato de rogaine na represa do Rio Paranã.

Foto: Fábio Cerávolo

Um dos pontos altos da prova foi a visita à Cachoeira do Label, a maior da região Centro-Oeste com seus 187m de queda. Os percursos passaram também por trechos do Caminho dos Veadeiros, trilha de longo curso que liga Brasília a Cavalcante, cortando a Chapada de Sul a Norte enquanto oferece visuais incríveis a quem os percorre.

A 7a. Edição da BOA foi organizada pela primeira vez junto com a Olhando Aventura e Esporte, que já faz provas de aventura na Bahia e essa parceria será mantida para os próximos eventos, a Edição da BOA 2023 teve como apoiadores a Prefeitura Municipal de São João D’Aliança, BASE, Ello Transporte, Camping Rebendoleng, Cachoeira do Label, AVIVA Sports e Caminho dos Veadeiros

A prefeita Débora Domingues participou da cerimônia de abertura do evento em que, junto ao presidente da BASE Associação, Roberto Ello, e ao Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Geraldo Bertelli, recepcionou os atletas e incentivou-os a retornarem à cidade para conhecer os demais pontos turísticos que o “Portal da Chapada” tem a oferecer.

Ao final, os vencedores foram:

SHORT 30km
Solo

1. Ederson Barbosa
2. Murillo Carvalho
3. Orlando Barbosa

Dupla Masculina
1. MOPA

PRO 60km
Dupla Masculina

1. Trieiro Longo
2. Tremiterra
3. Kalangos

Dupla Mista
1. Soca Bota no Cerrado
2. Coelhão

EXPEDITION 200km
Quarteto Misto

1. Black Mamba (SP) – primeira equipe bicampeã da BOA
2. Caliandra (DF)
3. Micuim (DF)

Dupla Masculina
1. Harpya XP Investimentos (SP/DF)
2. Tabapuã dos Pireneus (GO)

Dupla Mista/Feminina
1. Pé Duro (DF)
2. Tamo Junto (SC)

https://linktr.ee/brasiliaoutooradventure