Raid Gallaecia será anfitriã do 2021 Adventure Racing World Championships

Fazer parte do Adventure Racing World Series é um status que muitas corridas querem ter e uma vez dentro deste seleto grupo, há apenas um degrau a mais a subir: sediar o Adventure Racing World Championship.

Três dos eventos do circuito atual já foram anfitriãs do mundial e em 2021 o Raid Gallaecia se juntará a este trio ao ser escolhida como sede da final na Espanha entre os dias 02 e 12 de outubro.

“O objetivo de nossa equipe organizadora desde o início do projeto Raid Gallaecia 2015 foi ter o World Championship na nossa terra,” disse o diretor Pablo Lopez. “Após viajar o mundo com nossa equipe competidora, ter a oportunidade de sediar ao World Championships aqui é motivo de muito orgulho e alegria.”

Disse ainda, “Acreditamos que a Galícia é um dos melhores lugares do mundo para praticar esportes de aventura. Vivemos em um lugar cercado de montanhas, com rios rápidos e uma incrível costa. Com o estuários da Galícia, temos mais de 1.500 quilômetros de costa!”

“O 2021 World Championship será a edição mais montanhosa, longa e técnica até hoje, cobrindo 600 quilômetros e passando por 3 das 4 províncias de Galícia e passando próximo à fronteira com Portugal.”

“Estamos felizes em receber equipes de todo o mundo e oferecer uma final mundial inesquecível. Faremos o melhor. Após 2 anos sem um mundial devido à problemas não-relacionado às provas, queremos que os participantes tenham uma grande reunião na Galícia.”

Equipes podem esperar um percurso variado e técnico montado por uma equipe que está junta por muitos anos e tem uma ótima reputação em relação ao percurso, logística, mapeamento e organização.

Sua história inicia com as primeiras corridas entre 2002 e 2004 seguido pela formação de um clube para organizar várias corridas ao longo dos anos, incluindo a final do Campeonato Espanhol.

Em 2014 a última edição do Raid Bimbache aconteceu na Espanha (sediando o Mundial em 2010), e com 10 anos de experiência e mais de 25 corridas ‘nas costas’ a equipe do Raid Gallaecia se mostrou disposta a colocar a Espanha no World Series. (A Espanha será o quarto país a sediar duas edições do World Championships desde a primeira na Suíça em 2001.)

Raid Gallecia

A primeira corrida de expedição do Raid Gallaecia foi realizada em 2015 e teve uma chegada espetacular na praça Obradorio junto à Catedral St. James em Santiago de Compostella. A equipe vencedora foi a Haglofs Silva, em uma rara vitória sobre a Team Seagate. Em 2017 14 nacionalidades foram representadas e a vencedora foi a francesa Naturex 400 Team e então em 2019, a Yeti Adventure da Dinamarca venceu a Haglofs Silva (correndo com o nome de Team Sweden).

Galícia

As equipes que visitaram a Galícia elogiaram o profissionalismo do evento e as boas-vindas em um região rica em cultura e gastronomia, que são elementos utilizados pela organização na montagem do evento. Os competidores que comentaram sobre a corrida destacaram a qualidade do mapeamento – não há nada mais que os corredores gostam do que mapas de ótima qualidade!

A cidade base do 2021 AR World Championships será A Coruña, que tem excelentes ligações com seu aeroporto e bem conectado com Madrid, Lisboa e Porto por estradas.

O site oficial será atualizado e as informações deverão estar disponíveis em Setembro/Outubro em https://raidgallaecia.com/en/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *