WTR Campos do Jordão 2025 se torna uma edição histórica

Realizada nos dias 4 e 5 de outubro, no Parque Capivari, em meio à deslumbrante paisagem da Serra da Mantiqueira, a WTR Campos do Jordão 2025 atingiu recorde de público desde a sua primeira edição, em 2022, e reuniu 1.500 atletas, confirmando seu status como uma das principais provas de montanha do país.

Conhecida como um dos principais pólos turísticos de São Paulo, a região não foi escolhida por acaso para sediar a etapa, segundo Gabriela Corrêa, Head de Marca da WTR. “Campos do Jordão representa tudo o que está no DNA da WTR: alta montanha, percursos desafiadores e uma conexão genuína entre esporte, natureza e pessoas. É uma cidade acolhedora, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, com inúmeras opções de lazer para toda a família e amigos, o que torna essa etapa uma experiência completa. Mais do que uma prova, ela simboliza aquilo em que acreditamos: o esporte como motor de experiências transformadoras e do fortalecimento do turismo esportivo de qualidade”.

Entre os destaques desta edição, a prova contou com nomes de peso do cenário nacional e internacional do Trail Run subindo ao pódio, como Sandra Martins (campeã da Short 6km), Jorge Montenegro (vice campeão da Short 6km) e Eduardo de Brito (vice campeão da Long 36km), atletas da Seleção Brasileira de Trail que recentemente competiram no Mundial da modalidade, na Espanha. Também marcaram presença os estrangeiros Juan Fernando (Guatemala – 3º colocado Long 36km) Natalia Pellegrini (Argentina – 5ª colocada Short 6km) e Christine Spilka (Estados Unidos – campeã Ultra 49km), elevando ainda mais o nível técnico da competição.

Com percursos desafiadores, atravessando a natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, a prova proporcionou momentos de superação e celebração para atletas de diversas categorias. Um dos destaques foi Alini Portela, embaixadora da WTR (Squad WTR) e campeã do MTB Pro, que celebrou: “É uma sensação muito boa. O percurso é desafiador e faz a gente treinar mais sempre. Treinei bastante para esse dia, e a vitória veio”. Já Danielle Machado, que ficou em segundo lugar no MTB Light e foi campeã do Duathlon, enfrentando adversidades durante a preparação, comemorou seu desempenho: “Ontem foram 19,5 km de corrida. Eu fiquei um mês parada por causa de uma lesão no quadril, mas consegui treinar na última semana. É bem puxado correr em um dia e pedalar no outro, mas foi muito bom.”

Além da competição, um dos momentos mais emocionantes da programação foi a homenagem promovida pela The North Face à multicampeã Rosália Camargo, referência no esporte, atleta da marca desde 2011 e também presente na WTR desde sua primeira edição, em 2014. O tributo celebrou sua trajetória inspiradora, com falas de Fabrício Luzzi, CEO da The North Face Brasil, e de Rodrigo Isaac, Sócio e Diretor Geral da WTR, que relembraram momentos marcantes da carreira da atleta.

Reforçando o compromisso da WTR com a inclusão, o evento também promoveu uma Roda de Conversa sobre Acessibilidade, reunindo 15 membros da equipe e o ativista cadeirante Waltinho, que compartilhou sua experiência como colaborador do evento: “Eu quero agradecer à WTR por ter tido a oportunidade de participar este ano mais uma vez, dessa vez com mais duas pessoas PCDs, em um projeto de inclusão maravilhoso, onde eu acredito que, pela primeira vez, tivemos dois deficientes na linha de chegada, recebendo os atletas no fim das provas, entregando as medalhas, e eu tive o privilégio de entregar o troféu dos campeões. Eu falo isso com muita alegria no coração, com um sentimento de gratidão ao projeto por estar tendo essa sensibilidade de ouvir e se aproximar das pessoas com deficiência. Eu tenho certeza de que isso está sendo um aprendizado para todos nós. Eu só tenho a agradecer à WTR”. A presença de pessoas com deficiência (PCDs) na equipe foi novamente um destaque desta etapa. Além de Waltinho, que já havia contribuído na edição de 2024, o time contou com Paulo e Elcio, ampliando a representatividade e promovendo um ambiente mais acessível e diverso dentro do universo das corridas de montanha.

Para celebrar as conquistas e descontrair no pós-prova com amigos e familiares, a arena montada no Parque Capivari funcionou como um verdadeiro festival de experiências. O público contou com ativações de marcas parceiras, atrações para toda a família e uma estrutura completa voltada ao bem-estar dos atletas. The North Face, Zerezes Sport, Outlive, Guday, Red Bull e Liquidz proporcionaram vivências interativas, degustações, espaços de recuperação pós-prova e suporte técnico e nutricional.

Entre os momentos mais comentados do fim de semana, a ativação surpresa da Red Bull no ponto de apoio de Drop Bag da Trail Run Ultra 49km e Long 36km transformou a pausa dos atletas em uma verdadeira celebração: uma DJ animou no meio da montanha, trazendo música, energia e diversão em um dos trechos mais desafiadores da prova.

E para encerrar o final de semana, a tradicional Kids Race, no domingo de manhã, contou com animação e recreadores no palco WTR, pintura facial e corrida na Praça Pinho Bravo em meio à natureza, árvores e terrenos mistos de grama e terra, proporcionando uma verdadeira experiência de trail run para os pequenos e jovens de até 14 anos.

Show Comments (0) Hide Comments (0)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email