Rocky Mountain Games divulga alterações nos percursos de corrida e bike

Março chegou e com ele a abertura da temporada 2024 do Rocky Mountain Games. A primeira prova do circuito será no próximo final de semana (sábado, 9 e domingo, 10), na Pedra Grande, em Atibaia.

O diretor técnico de percurso João Bellini informa que a etapa de Atibaia terá alterações nos percursos no Trail Run 21km e 42km, no Mountain Bike 50km e também no Gravel. “Estamos em uma constante busca por soluções e alternativas para oferecer provas mais fluídas, divertidas e seguras, alternando trechos entre desafiadores, tranquilos e, por vezes, mais fáceis. Por isso, as mudanças para a etapa da Pedra Grande”, firma.

De acordo com Bellini, as mudanças mais substanciais aparecem nos 21km e 42 km de Trail Run, trazendo a possibilidade para os corredores de explorar uma área a qual o percurso não havia passado nas edições anteriores. “É a região conhecida como Pedra Pequena. Será um diferencial de visual e desafio, com uma dose extra de adrenalina, mas com toda a segurança”, explica o diretor do Rocky Mountain Games.

O Trail Run ainda conta com percursos de 6km e 12km, que permanecem com a mesma base da edição 2023. O diretor de percurso também explicou sobre distâncias e altimetrias que, por questões de trajeto e segurança, não são exatas em relação aos nomes das provas. “Por exemplo, os 42km terão 36km, mas uma altimetria de 2.600m, o que é bastante desafiador. Já os 21km contarão com 19,5km, com uma expectativa de ser mais fluida que as anteriores, com 1.397m de altimetria”, explica. Desta forma, os 12km terão 11km, com 1.060m altimetria e os 6km terão 5,3km.

Sobre os 6km, a prova de entrada do Trail Run, Bellini reforça algumas peculiaridades. “É um percurso democrático, mas que apresenta seus desafios. Passa pelo trecho da trilha Monges, mas não chega até a Pedra Grande. Para quem quiser subir até o topo sem percorrer grandes distâncias, a recomendação o Uphill. São 4,6 km, com 700 metros de metros ascensão”, comenta.

Sobre duas rodas

Para quem pedala, a grande novidade para o Mountain Bike 50km e Gravel é a inclusão de mais 3km de trilha. “Isso é possível porque a Fazenda Soberana gentilmente abriu a porteira para o Rocky Mountain Games e, por isso, poderemos trocar parte do trecho dentro da cidade por uma área rural. Quero deixar meu agradecimento ao pessoal da Fazenda Soberana, pois poderemos oferecer mais diversidade de percurso aos nossos atletas”, afirma Bellini.

Para os 25km, não haverá alterações. Todos os bikers entram no Bike Park no km3, enfrentam um descida que requer atenção no km7 e se dividem na bifurcação no km18, quando o pelotão dos 25km segue para um lado e os atletas dos 50km e Gravel para outro. Com as mudanças, o Gravel passa a ter percurso com 17% asfalto, 83% estrada e 3% trilha.

O diretor recomenda atenção dos ciclistas na parte com uma grande erosão próxima ao km18, onde a organização sinalizará uma trilha e nos trechos de descida, especialmente no asfalto, onde a velocidade aumenta e as bicicletas podem passar ao lado de carros. “Depois de subir e descer em direção a Pedra Grande, temos um trecho pequeno de asfalto, onde apesar do bloqueio de parte da estrada e de toda a nossa atenção com segurança, é importante que ninguém nem pense em tangenciar curvas, por exemplo”, alerta.

Para quem corre e pedala, o Rocky Mountain Games apresenta o Desafio Rocky, com a combinação das provas de Trail Run 12km (disputada no sábado) e Mountain Bike 25km (no domingo). Quem somar mais pontos, sobre ao pódio. A etapa da Pedra Grande conta ainda com o Hike & Fly – com os atletas colorindo o céu de Atibaia com seus parapentes, após encarar a subida até a pedra grande com o equipamento nas costas – e Canicross, tradicional corrida na qual tutores e seus cães praticam esporte juntos.

https://rockymountaingames.com.br/