Primeira edição do Campeonato Brasileiro Master de Skyrunning foi um marco histórico

Os Masters foram os primeiros no pódio geral masculino na SKY com Andre Mapa e feminino na SKYULTRA com Jasieli Tagliari — o que diz muito sobre suas performances incríveis e a nova categoria Master. Os títulos e medalhas nacionais foram distribuídos nas quatro novas categorias, que vão de 40 anos a maiores de 55 anos:
Over 40 (40-44 anos)
Over 45 (45-49 anos)
Over 50 (50-54 anos)
Over 55 (55 anos ou mais)

O primeiro Campeonato Brasileiro Masters de Skyrunning para atletas com mais de quarenta anos aconteceu no último sábado na Insanity Mountain Pico da Bandeira no Parque Nacional do Caparaó, Alto Caparaó, Minas Gerais.

Em 2025 o Campeonato Brasileiro Master desbravará o Nordeste, com uma grande novidade. Após o sucesso da disciplina VERTICAL entre os atletas master, o CBMJ contará com nova categoria Vertical Geral Master, com medalhas de ouro, prata e bronze no evento da Base Vertical.

Uma das batalhas mais marcantes do Campeonato Brasileiro foi entre o juvenil Bruno Bulle (U23) e o master Andre Mapa (O40), marcando um encontro de gerações na elite do skyrunning do país. Na sexta-feira Bruno foi o recordista do Vertical chegando na frente de Andre.

No sábado, Andre foi o campeão da SkyRace, com Bruno chegando logo em seguida com o segundo melhor tempo. O acontecimento causou uma grande mudança nas regras da seleção brasileira de skyrunning… A partir de 2025, atletas juvenis das categorias C e U23 terão direito a disputar vagas no time oficial para o Campeonato Sul-Americano de Skyrunning.

O Brasil fará sua segunda participação no Campeonato Mundial Master que acontecerá em Vouzela, Portugal, de 13 e 14 de abril de 2024. São 54 medalhas em jogo e títulos individuais e combinados.

Time Brasil Oficial, atletas foram selecionados na Insanity Mountain Forno Grande 2023:

O40
Ivania Rambo — estreante
Elizete Tavares — estreante, prata master
Jasieli Tagliari — 2ª participação, ouro master
Sabrina Erbisti — estreante
Andre Mapa — estreante, ouro master
Alexandre Santiago — estreante
César Picinin — 2ª participação

O45
José Virginio — estreante
Elizabete Prado — estreante
Elen Vasconcellos — estreante, prata master
Michel Schrameck — estreante, ouro master

O50
José Rodrigues — estreante, ouro master
Ederson Nunes — 2ª participação

O55
Maria Abadia — estreante
Adirane Cellarius — estreante
Rita de Cassia — 2ª participação, ouro master
Antonio Gonçalves — estreante, prata master
Dante Mendes — 2ª participação