Em expansão pelo Brasil, World Trail Races chega a Minas Gerais

A World Trail Races desembarca pela primeira vez em Minas Gerais, lar de algumas das montanhas mais altas e desafiadoras do Brasil. O estado é o terceiro a receber uma etapa da liga, que segue expandindo sua presença no país. A WTR Nova Lima acontecerá neste fim de semana, 6 e 7, e reunirá atletas de todo o país para provas de Trail Run, Mountain Bike e Duathlon, nova modalidade da WTR para 2024.

Nas provas de Trail Run, que serão realizadas neste sábado (06), os atletas poderão escolher entre três opções de percursos: Short 9km, Mid 19km e Long 28km. Com altimetria de 1.033 metros, o trajeto serpenteia os limites do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, um setor da Serra do Espinhaço marcado pela rica biodiversidade da flora e fauna, onde se localiza uma das áreas verdes mais importantes de Minas Gerais, com seis mananciais. Os atletas serão recompensados com cenários deslumbrantes da região, como o Mirante dos Planetas e o Mirante Três Pedras.

“Sou paulistana de coração mineiro, pois quando a gente se envolve nas montanhas de Minas Gerais, dificilmente voltamos atrás”, afirmou Beatriz Ferreira, que mora no estado. “Tive minha primeira participação na WTR Serra do Mar e foi marcante. Tenho certeza que a WTR Nova Lima trará essa experiência aos participantes”, completa a atleta, que foi convocada para o Time Oficial da Seleção Brasileira de Skyrunning.

Beatriz Ferreira em prova da WTR. Crédito: Felipe Almeida

No domingo, será a vez das competições de Mountain Bike, com duas opções de distâncias: Light 28 km e Pro 53 km, que terão elevação máxima de 909 metros. Assim como as trilhas do Trail Run, os percursos abrangem trechos dos municípios de Belo Horizonte e Ibirité. Considerada o berço do Mountain Bike nacional, Minas Gerais recebe a primeira prova da modalidade da temporada 2024 da World Trail Races.

Os atletas podem escolher ainda disputar as duas modalidades, com o inédito Duathlon WTR, que pontua tanto para o ranking anual de Trail Run como para o de Mountain Bike, além de pódio e premiação especial para os vencedores da etapa. A modalidade é oferecida em duas configurações: Trail Run Short 9 km + Mountain Bike Pro 53 km ou Trail Run Mid 19 km + Mountain Bike Light 28 km. A WTR Nova Lima tem pontuação máxima de 7.500 no Ranking WTR.

“Sou de BH e esta será minha primeira experiência com a WTR, no quintal de casa, Nova Lima. Minas e montanha são quase sinônimos, então estou bastante acostumado, mas tenho certeza que será um desafio e tanto participar do segundo Duathlon da minha vida. Fazer uma prova nova e do ladinho de casa, vai ser uma experiência ímpar. Agora que saiu o percurso é focar nos treinos e quem sabe até rodar o percurso antes. Bora lá”, afirmou o empresário Fernando Horta Latini, estreante na WTR.