OS FORATOS DE LOMENAS 2023 EN TORLA-ORDESA

A XXIII Corrida de Montanha Os Foratos de Lomenas realizou-se no fim-de-semana de 1 a 2 de Julho no icónico Vale de Ordesa, o tesouro mais precioso dos Pirenéus Aragoneses. Este evento, organizado pelos próprios habitantes do Vale, é muito mais do que um evento esportivo. São alguns dias de convivência entre amantes e fãs desse esporte e os habitantes dessas montanhas.

O evento acontece no município de Torla-Ordesa e seus arredores com seus habitantes se voluntariando no evento. Este ano ofereceu três percursos: 50 km Ultra de Tendeñera, 25 Km. Vuelta al Cebollar e 13 Km. Ruta Os Foratos.

Torla-Ordesa Jul 2023 Desde 1918, o Parque Nacional Ordesa y Monte Perdido reconhece e protege os enormes valores para a natureza e o montanhismo nesta área, destacados pelo grande pioneiro Lucien Briet desde 1881. Um tesouro que imortalizou no seu livro Belezas do Alto Aragão, publicado em Huesca em 1913.

A 23ª edição de Os Foratos deste fim de semana foi esplêndida. Sobre sua reputação depois de tantos anos, já se falava do fato de esgotar os dorsais muito antes da largada. Os privilegiados que obtiveram dorsal também encontraram um céu azul e um sol radiante que lhes permitiu admirar em grande estilo os lugares espetaculares onde as três provas acontecem.

Alguns percursos se caracterizam por sua riqueza paisagística, histórica e cultural. Os participantes tiveram o privilégio de correr e caminhar por caminhos, trilhas na floresta, morros e cachoeiras… Cercado pela vegetação característica desta região, observado de cima por seus belos e altos picos.

A destacar, mais um ano, o apoio da marca aragonesa Trango que há anos apoia e aposta na divulgação da prova, como uma passeio de luxo com o melhor dos Pirenéus aragoneses. De fato, os integrantes da equipe da marca foram protagonistas entre a elite e populares na disputa nos dias de hoje.

OS FORATOS DE LOMENAS 2023: RESULTADOS DAS PROVAS DE MONTANHA.

A prova rainha abriu o evento no sábado, a Ultra Tendeñera 50k, enquanto no domingo chegaram as suas duas irmãs mais novas, mais curtas e explosivas: os 25 Km. Vuelta al Cebollar e os simpáticos 13 Km da Rota Os Foratos.

O Ultra Tendeñera 50k começou às 6h do dia 1JUL com 200 corredores do coração de Torla-Ordesa, e uma ótima atmosfera. À frente, 50 quilómetros de percurso extremo e variado, com atmosfera alpina pura e uma inclinação muito exigente de D+4100m.

O primeiro a cruzar a linha de chegada, após 7 horas e 18 minutos, foi Chano Calvo, seguido por Dani Izquierdo e Erlantz Zaldunbide, segundo e terceiro, em 7:30 e 7:  33, respectivamente. Quanto às meninas, a primeira a cruzar a linha de chegada foi María Irigoyen  em 9:07 e depois dela estaria Mireia López,  em 9:18 e Nuria Mendivi em 10:08.

Os 25km da Volta a Cebollar foram para  Ana Tauste, Ainhoa Elizondo e Ana Bas na categoria feminina, enquanto a classificação masculina foi liderada por Alberto García, o veterano campeão europeu Raul Garcia Castán e David Dominguez.

Os 13km da Ruta Os Foratos fecharam a prova com a vitória de Fernando Esperanza e Marina Aibesa. O pódio masculino foi completado por Miguel Viñuales e Markel Barrio, enquanto o pódio feminino teve Andrea Castán e Patricia López na prata e bronze, respectivamente.

Os moradores de Torla-Ordesa celebram o melhor de sua história e patrimônio natural. Neste 2023 foram 600 os amantes da serra que quiseram acompanhá-los até o peito, junto com seus amigos e familiares para fazer das trilhas centenárias do vale suas próprias.

Esses pastores, lenhadores, caçadores, guias, contrabandistas e até o próprio Lucien Briet nos deixaram essas estradas que ainda hoje estão muito vivas, servindo ao propósito original de percorrer o melhor do Vale de Ordesa e depois compartilhar seus tesouros com o mundo inteiro.

https://osforatosdelomenas.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *