La Misión Brasil cria Conselho para discutir equidade feminina nas corridas de montanha

Em um movimento inédito no mercado de corridas de montanha no Brasil, a ultramaratona La Misión Brasil criou o Conselho Misioneras para discutir a equidade feminina nas corridas de montanha. A prova, marcada para os dias 17 a 20 de agosto em Passa Quatro (MG), terá distâncias de 80, 50, 35 e 15 km, além de um inédito 7 km, em diferentes percursos que chegam a quase 2.800m de altitude.

“No final do ano passado, reunimos atletas que já haviam participado e que nunca estiveram presentes na La Misión em um grupo, nomeado Conselho Misioneras, para discutirmos como atender às necessidades e especificidades das mulheres em provas outdoor”, comenta Paulo Lamin, diretor da Tambo Great Explorer, empresa organizadora da ultramaratona La Misión. “Nesta 7ª edição da corrida, teremos novidades implementadas que certamente serão aprimoradas ano após ano”, complementa Paulo.

Uma das representantes do Conselho é a atleta Patricia Honda, atual campeã dos 80 km com o recorde de 15h03min.

“Discutimos sobre a comunicação nos eventos, para as mulheres terem a mesma visibilidade do que os homens, além de melhorias na prova, porque temos necessidades diferentes”, conta. Segundo a atleta, algumas das solicitações são a existência de banheiros em percursos muito longos, além de local para troca de roupa nos pontos de apoio com um espaço reservado para elas. Patricia comenta que o grupo é bem variado e conta com nutricionista, treinadora, atletas, fisioterapeuta, médica do esporte etc., de várias regiões do país. “Fazemos reuniões mensais e tem sido muito bacana. Falamos sobre segurança nas provas e tivemos, inclusive, um camp e um treino para mulheres, que foi uma oportunidade de nos conhecermos e treinarmos no percurso”.

Uma das estreias deste ano é o percurso de 7 km exclusivo para o público feminino, cujo objetivo é fomentar a corrida de montanha para novas corredoras. “Queremos trazer mais mulheres para a corrida de montanha, para que elas conheçam cada vez mais o esporte”, enfatiza Paulo Lamin.

Atenção com os participantes

A preocupação com os corredores é uma das marcas da La Misión Brasil e esse ano o cuidado será ainda maior, com a implantação de um serviço de fisioterapia em alguns trechos do percurso. “Por se tratar de uma prova longa e bastante desafiadora, nossa ideia com esses pontos é prevenir e tratar lesões que porventura aconteçam durante a prova”, afirma Paulo Lamin.

O evento terá ainda vários pontos de alimentação para os corredores com um menu elaborado pela nutricionista, chef de cozinha e ultramaratonista Pâmela Sarckis. “Priorizamos oferecer a experiência da culinária mineira, valorizando os produtores da cidade e região de Passa Quatro”, comenta Paulo.

Outra novidade é a premiação em dinheiro para os três primeiros colocados entre os homens e mulheres das distâncias de 80, 50, 35 e 15 quilômetros, em um montante total de 50 mil reais. “Essa é uma forma de valorizar os atletas, já que ainda não é possível viver do esporte”, explica o diretor da prova. “Por conta da proporção que a La Misión Brasil atingiu, esse ano conseguimos recursos para oferecer este benefício”.

https://lamisionbrasil.com.br/