Golden Trail Series testa novo conceito para permitir acompanhamento do público

Novo conceito recebeu o nome de “Flower Course” devido ao formato do percurso em alças

Com o objetivo de permitir que o público presente faça cada vez mais parte da competição, torcendo e dando força para os atletas, a Golden Trail Series irá testar um novo formato na grande final da Itália – Il Golfo dell’Isola Trail – dessa temporada 2023.

É um formato polêmico porque tira a linearidade que os participantes estão acostumados, mas é interessante do lado do público pois permite vê-los muitas mais vezes na prova. No formato tradicional as pessoas vêem a largada e depois, só a chegada. Ou apenas os vêem em um trecho do percurso.

E ter uma passagem centralizada onde o público pode ficar concentrado significa uma boa exposição para as marcas.

Como funciona: o percurso será formado por 5 alças, fazendo com que os atletas passem 5 vezes pela Fan Zone. “Desde a criação da Golden Trail Series em 2018, um dos maiores objetivos é tornar o trail running um esporte tão emocionante quanto possível sem perder a sua essência,” explica Grégory Vollet, diretor do evento.

“Todas as nossas corridas agora possuem uma Fan Zone para que os espectadores possam ver os atletas passar. Nós distribuímos vários brindes como bonés e sinos para fazer muito barulho para animá-los”.

O lado dos atletas

Alguns atletas ficaram com dúvidas quando leram sobre esse novo conceito, como Judith Wyder (Hoka/Red Bull, Suíça). “Se consideramos o trail running como uma aventura, um jeito de explorar o terreno e o mais rápido possível, então esse formato de percurso não é interessante,” ela explicou. “Mas acho que pode ser muito legal para a final.”

Já Anthony Felber (Sidas X Matryx, França) ficou empolgado com a idéia. “No começo achei que o percurso seria muito curto para mim, mas ao ver que seria um formato único, fique impressionado! É realmente original e acredito que terá uma atmosfera incrível. Para os espectadores será brilhante acompanhar a corrida e para o ponto de vista dos atletas, será uma energia a mais para melhorar a performance.

Judith Wyder tem a mesma opinião. “Se olhar para o ponto de vista do espectador, será fantástico ter esse tipo de percurso! E não posso reclamar: poderei ver meus filhos cinco vezes! E eles ficarão contentes em me ver e me animar. E também significa que não precisarei ir para outro lugar para acompanhar a corrida masculina.”