Canfranc sediará Campeonato Mundial de Mountain e Trail Running de 2025

A terceira edição do Campeonato Mundial de Mountain e Trail Running (WMTRC) acontecerá em Canfranc-Pirineos, na Espanha, entre os dias 25 e 28 de setembro de 2025.

A atribuição do evento a Canfranc, nos Pirenéus, surge na sequência de uma candidatura bem sucedida do Governo de Aragão, da Câmara Municipal de Canfranc, do Conselho Provincial de Huesca, do Conselho Superior de Desportos e da Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) aos parceiros do evento, a Associação Internacional de Ultracorredores (IAU), a Associação Internacional de Trail Running (ITRA) e a Associação Mundial de Corrida de Montanha (WMRA), ao lado da World Athletics.

Além do programa de quatro dias de corrida de elite, o evento incluirá um festival cultural e de lazer de verão para promover a Cordilheira dos Pirenéus.

Cerca de 1700 atletas de 70 países deverão reunir-se em setembro de 2025 em Canfranc-Pirineos, que sucede Innsbruck, na Áustria. Será a primeira vez que a Espanha realizará um Campeonato Mundial deste tipo, onde o retorno econômico total deve ser de cerca de € 30 milhões.

O cronograma da prova contará com corridas de sub-20 6km, Uphill 4km, Clássica 12km, Maratona 45km e Ultra 75km.

“Em nome do COL, estamos entusiasmados em sediar  o Campeonato Mundial de Mountain e Trail Running de 2025 em nosso país e estamos ansiosos para receber os melhores corredores de montanha e trilha de todos os cantos do mundo”, disse o presidente da RFEA, Raul Chapado.

“Como equipe, expressamos nossa profunda satisfação e apreço à World Athletics e seus parceiros WMRA, IAU e ITRA por escolher a nossa bela região de Canfranc e os deslumbrantes Pirenéus Aragoneses como o local para este evento de classe mundial.

“O mundial oferece uma oportunidade única para os fãs verem de perto os melhores  corredores de montanha e trail de todo o mundo competindo em um ambiente natural incomparável. Estamos entusiasmados em colaborar com as administrações públicas, patrocinadores e voluntários para deixar um legado permanente e criar uma experiência inesquecível para todos os participantes.”

Canfranc-Pirineos oferece um ambiente esportivo soberbo, que permitirá que cada atleta tenha o melhor desempenho possível e crie uma experiência competitiva completa para atletas, equipes, federações e associações internacionais. Prova disso é a lista de campeões mundiais que correram e venceram no Canfranc-Canfranc: da queniana Joyce Muthoni Njeru ao norte-americano Grayson Murphy e à britânica Charlotte Morgan, além dos espanhóis Oihana Kortazar, Manuel Merillas, Luis Alberto Hernando e Daniel Osanz.

Em 2024, o Canfranc-Canfranc sediará o Campeonato Mundial Masters, antes da região receber atletas para o Campeonato Mundial de Mountain e Trail Running em 2025.

Os eventos que devem ocorrer como parte do festival associado incluem uma série de dias de conscientização, com ênfase no uso respeitoso do meio ambiente, e um congresso de corrida natural sobre a história técnica e convergência futura entre as disciplinas do atletismo na natureza: cross country, corrida de montanha e trail running.

“É um grande prazer ver a iniciativa conjunta para organizar o Campeonato Mundial de Montanha e Trail Running continuar seu grande momento e estamos entusiasmados que o terceiro WMTRC acontecerá em Canfranc, Espanha, em 2025, nos belos Pirenéus – um paraíso para a corrida de montanha e trilha”, disseram a presidente da ITRA, Janet Ng, o presidente da UAI, Nadeem Khan, e o presidente da WMRA, Tomo Šarf, em um comunicado conjunto.

“Será a segunda vez que o Mundial será na Europa. O evento inicial aconteceu em Chiang Mai, na Tailândia, e foi um enorme sucesso. Estamos confiantes de que a segunda edição em Innsbruck e Stubai se baseará nisso nos próximos dias e que a terceira edição em Canfranc atingirá patamares ainda maiores.

“Gostaríamos de agradecer à comissão de licitação, à federação espanhola de atletismo e a World Athletics por toda a cooperação e apoio durante o processo de inscrição para sediar o Mundial. O comitê trabalhou muito duro para preparar uma candidatura atraente e impressionante e estamos todos muito ansiosos para estar em Canfranc com os melhores atletas do mundo em 2025.”

https://canfranccanfranc.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *