World Trail Races comemora fim de semana com muito Trail e MTB em Campos do Jordão

Sol e belas paisagens entre as cadeias de montanhas mais altas do Brasil formaram o cenário perfeito para a 5ª etapa da temporada da World Trail Races, que aconteceu neste fim de semana, na região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo. A WTR On Campos do Jordão foi a primeira etapa em São Paulo e contou com aproximadamente 60% de atletas paulistas entre os participantes. A maior liga de esportes de montanha do país foi criada neste ano pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e pela Speed Eventos Esportivos, responsáveis pela organização, com um calendário mais robusto e a formação de um ranking com atletas profissionais e amadores.

“Batemos a meta que almejávamos para a primeira etapa paulista e também nosso objetivo era de que o público do Rio de Janeiro conhecesse uma prova fora do Estado. Fomos bem-sucedidos também pois recebemos elogios de atletas que ficaram impressionados com a organização e estrutura da prova e é isso que queríamos mostrar, o quão a WTR é diferenciada e que iremos cada vez mais melhorar a atmosfera que oferecemos aos participantes”, afirma Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports. “A On Running que é a naming rights desta etapa trouxe uma equipe grande de atletas muito forte de São Paulo e isso também abrilhantou o evento”, completa.

O desafio da etapa paulista teve quatro percursos de Trail Run — 6km, 18km, 32km e 50km -, que começaram no Morro do Elefante, mirante e um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Os vencedores do percurso Short concluíram em pouco mais de 23min, já os da Ultra tiveram de mostrar muito preparo e superação, como a campeã da etapa no 50km que completou em 6h20min50s. “A prova foi maravilhosa, bem sinalizada, postos de hidratação e alimentação muito bons e com percurso lindo e desafiador. Correr em Campos do Jordão é sempre um prazer. Fazia tempo que não corria no Brasil e foi bom rever a galera e amigos daqui”, diz a ultramaratonista Giovanna Martins (Salto/SP) que largou liderando e segurou o ritmo até o final.

Pedro Brandão

Atleta da região da Serra da Mantiqueira, de São Bento do Sapucaí (SP), Marcos Soares subiu ao pódio em 4º na 18km e concluiu o percurso em 1h37m32s. “Gostei bastante da prova e da experiência de correr pela primeira vez uma etapa da WTR aqui, perto de casa. Valeu demais e que venham as próximas”. No mesmo percurso, mas no feminino, Tadna Dias completou na 4ª colocação no 18 km. “Foi a primeira vez que corri em Campos do Jordão e em meio a esse visual lindo. Essa etapa da WTR foi muito desafiadora. Prova forte e esforço do começo ao fim. Foi incrível a organização e também o percurso. Quando estava terminando, o barulho da chegada me deu aquela energia e estou muito feliz com o pódio”, diz a atleta que completou em 2h13m50s

Domingo com MTB na Serra da Mantiqueira

A WTR On Campos do Jordão reservou o domingo para aqueles que apreciam pedalar em grandes altitudes, como o Pico do Imbiri. A prova de Mountain Bike Light teve 26km com altimetria de 1.102m, enquanto a de Mountain Bike Pro, 48 km com 2.231 de altimetria. “De forma geral foram provas duras. Na de Mountain Bike, a grande maioria elogiou a mescla de terrenos, com muita trilha, subidas e descidas nas montanhas sensacionais de Campos do Jordão. Foi realmente uma etapa muito desafiadora e elogiada pelos ciclistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e de outros estados também”, ressalta Rodrigo Isaac, sócio da Speed Eventos Esportivos.

Pedro Brandão

Ambos os percursos exigiram muita força no pedal, foco e superação, como explica Jessica Marques. “O evento me trouxe muita alegria e foi gratificante. Uma prova de desafios onde consegui superar minhas limitações. Bem planejada, com organização espetacular, assim como o pessoal do apoio e o visual foi incrível”, conta a atleta após completar em 7h06m28s. Na mesma categoria, mas no masculino, Anderson Silva, concluiu a prova de 48 km em 2h53m25s e ficou com a 2ª posição no pódio: “Prova dura e difícil. A WTR está de parabéns pelo percurso perfeito, pela sinalização, o staff e espero voltar para Campos do Jordão no ano que vem para correr novamente.”

Pedro Brandão

Na Mountain Bike Light (26 km) a aprovação também foi total. Estreante na WTR, Gisela Alexandre ficou em 2º lugar (3h20m59s). “Minha primeira WTR, gostei bastante da prova, assim como do percurso que foi bem desafiador e com muitas paisagens bonitas pelo caminho. Foi gratificante demais participar”, elogia. Outro estreante nas provas da Liga, Sandro Marzullo, foi 14º na Mountain Bike Pro (4h36m05s) “Essa foi minha primeira prova e estou amarradão, super técnica e dura. Se você gosta de subida e Mountain Bike vem para o WTR, uma das melhores provas do Brasil!”

“Agora caminhamos para a última etapa do ano, que será em novembro e não poderíamos estar mais satisfeitos com o resultado que estamos obtendo no primeiro ano da Liga, que tem mostrado o quanto temos cativado o nosso público e também novos participantes. Inclusive os incentivando a competir nas provas da WTR em lugares novos, como Campos do Jordão. Isso tudo tem sido muito bacana”, finaliza Yuri Binder da 213 Sports.

https://www.worldtrailraces.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *