Trail no Nordeste

“Olá, eu sou o nordeste do Brasil. Tenho riquezas que poucos ainda conhecem, minha variedade de ambientes naturais é única e tenho lugares que poucos ou ninguém ainda teve coragem de explorar. “

Tomando por base todas essas características naturais sobre o nordeste podemos deduzir que para um bom aventureiro, essa região vale ouro. Não se engane: se você pensa que não há regiões com serras e matas; com cachoeiras, rios e lagos; isso tem e se estende por vários Estados. O clima é mais ameno, em alguns locais muito quente até, mas em outros temos ótimas temperaturas em ricas regiões de serras e chapadas.

Já em outros lugares temos vastas extensões de praias, algumas repletas de dunas com areias tão finas que parecem pó. Em muitos lugares podemos sair da beira de praia com belos coqueiros, ventos fortes, sol escaldante e uma imensidão de dunas e poucos quilômetros depois, subirmos uma região de chapadas com aproximadamente mil metro de altitude e dezenas de cachoeiras, muitas até enormes, passando de 100m de comprimento.

Faz poucos tempo que a tribo do Trail Run vem se estabelecendo pelo nordeste brasileiro, mas a cada ano mais estados lançam provas em regiões que antes eram esquecidas no mapa e que através dessa modalidade vem podendo aparecer e expor suas belezas naturais.

Grandes provas, diferentes terrenos e diferentes desafios

Já podemos contar com grandes provas em vários estados, com diversos formatos e não apenas por regiões montanhosas, mas também por praias paradisíacas.

Podemos citar alguns eventos que a cada ano vem se firmando e atraindo diversos atletas de várias partes do país, como por exemplo o Desafio da Chapada do Araripe, região no interior do Ceará, da qual teve sua primeira edição ainda em 2015 com aproximadamente 500 atletas de diversos estados e que em 2020 promete vir com um evento impecável.

Desafio da Chapada do Araripe

Outra prova que já é sucesso e que também acontece em uma região de chapada é a Ultra Trail Chapada Diamantina, no estado da Bahia. Essa prova já mostrou que veio pra ficar com uma bela estrutura e organização.

Ultra Trail Chapada Diamantina. Foto: Fabio Tavares

Uma prova que podemos falar com muito carinho é o Desafio da Serra dos Matões, realizada numa região de chapadas dentro do estado do Piauí. Vale ressaltar que essa prova já está indo para sua 7° edição e tem uma característica bem particular: ter vários músicos tocando em diferentes pontos do percurso seja no meio da mata, em meio a pedras e riachos até em parte de mirantes bem altos, variando ritmos que vão das clássicas ao forró; do violino ao sax; trompete a zabumba. Isso é de fato uma marca única dessa prova.

Outra prova que vem chegando também por essas bandas, e que é feita em uma região bastante histórica do país, é a XTR (Xingó Trail Run) no estado de Sergipe. Ela percorre as margens do emblemático rio São Francisco, passando por cima da grande hidrelétrica de Xingó.

XTR – Xingó Trail Run

Essa região dispensa comentários com tanta riqueza histórica e cultural. As margens do velho Chico já foram cenário de novelas como também alguns traçados da prova lhe levarão por caminhos que o mítico cangaceiro Lampião também trilhou. A prova chega a sua 3° edição e tem um perfil de percurso muito técnico.

XTR – Xingó Trail Run

Correndo na areia

Outra característica natural que nosso nordeste do Brasil tem e não poderia deixar de ser falada são suas belas praias. Daí se pensa: então porque não usufruirmos também desses locais tão cheios de belezas para mais desafios…

Pensando nisso podemos destacar um circuito que vem crescendo mais ano após ano, que é o BRB (Beach Run Brasil) que teve início ainda em 2015 numa das praias mais famosas do mundo, a charmosa Jericoacoara e que hoje conta com um circuito amplo, com várias etapas que nos leva pelas praias mais belas do nordeste. Esse ano inclusive terá pela primeira vez uma etapa na ilha mais famosa do Brasil, Fernando de Noronha.

Com certeza poderíamos listar muitas outras provas e eventos de corridas outdoors espalhados pelo nordeste brasileiro. E na verdade tentaremos sim mostrar isso em próximas matérias. Mais provas e mais características desses e outros eventos que existem por aqui.

O nordeste é ainda um campo aberto a ser explorado por quem curte aventuras pela natureza. Tem muito a ser mostrado e poucos ainda se atreveram a desbravar.

E ai quando você vai encarar um tour de aventuras pelo nosso lindo nordeste?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *