Trail Run

Oakley está de olho no mercado de trail running

A Oakley está de olho no mercado de trail running. A marca de origem californiana, associada a óculos de sol, colocou a modalidade no radar e a incluiu na primeira edição do Oakley Challenge, festival de esportes outdoor marcado para o dia 5 de outubro, em São Paulo – os outros esportes serão corrida de rua e ciclismo em asfalto. “É o primeiro evento proprietário da marca nesse formato no mundo”, explica Fábio Ippolito, brand manager da marca no País.

Ele avalia que o trail running é uma modalidade em expansão e explica que a marca não descarta, por exemplo, ter um corredor de montanha entre seus patrocinados – da mesma forma que já ocorre, por exemplo, com atletas de triathlon.

Fabio Ippolito, brand manager da Oakley no Brasil

Na entrevista a seguir, exclusiva para a Adventuremag, Ippolito fala da relação da Oakley com o trail running e dos planos da marca no País:

Adventuremag (AM)É a primeira vez que a marca está promovendo um desafio como o Oakley Challenge?
Fábio Ippolito (FI) – Sim, é o primeiro evento proprietário da marca neste formato no mundo.

AMPor que o trail running foi incluído entre os esportes, junto com a corrida e a bike de estrada?
FI – O objetivo do Oakley Challenge é trazer para o mercado um formato de prova diferente, reunindo as mais populares modalidades esportivas que se conectam com o posicionamento da marca. A Oakley como líder no mercado em produtos óticos esportivos, possui uma das melhores tecnologias de lente, a Prizm. Ela foi desenvolvida para prática de esportes em ambientes específicos, realçando as cores mais importantes do ambiente buscando uma melhor performance do atleta. Dentre elas temos a lente Prizm Trail, para a prática de esportes em trilha. Com o intuito de promover essa tecnologia, decidimos incluir o trail running como modalidade dentro do Oakley Challenge. 

AMHá uma percepção, por parte da marca, que o trail running é um esporte em expansão e/ou com potencial de público consumidor?
FI – Sim, entendemos que é uma modalidade em expansão e com potencial.

AMA marca Oakley costuma ser muito associada aos óculos, mas oferece uma linha muito mais ampla de produtos. A organização do evento faz parte de um trabalho de branding, no sentido de mudar um pouco essa visão, mostrando que a marca é mais que óculos?
FI – Um dos grandes objetivos do evento é democratizar a marca junto ao consumidor e praticante de esporte amador. Precisamos educar os consumidores sobre a importância do uso de óculos de sol adequados para a sua prática de esporte, trazendo conforto, tecnologia e segurança. Além disso, temos a nossa linha de calçados e vestuário esportivo, para os praticantes de esporte e consumidores “atleisure” que buscam por conforto e esportividade. Essas linhas de produtos serão comunicadas dentro do evento.   

AMA marca patrocina atletas de esportes outdoor, como skate e surf e possui um posicionamento muito forte no triathlon, patrocinando, no Brasil, atletas como Oscar Galindez e Reinaldo Colucci, além de Solonei Silva nas maratonas. Há planos para patrocinar algum atleta de trail running?
FI – No Brasil ainda não temos planos, mas é um mercado a se explorar sim a curto prazo.