Trail Run

MT. Awa Skyrace 2019 – Highlights / SWS19 – Skyrunning

O Mt Awa Skyrace® foi um sonho que se tornou realidade para Ruy Ueda do Japão, que orgulhosamente cruzou a linha de chegada com a primeira vitória da temporada em seu país de origem.

Elisa Desco, da Itália, conseguiu uma performance incrível batendo um forte campo de mulheres para a linha de chegada em primeiro lugar.

A abertura da temporada Sky Race da Migu Run Skyrunner® World Series de 2019 apresentou uma participação internacional de superestrelas skyrunning. 31 atletas de elite de 13 países reuniram-se sob as flores de cerejeira na largada do Mt. Awa Skyrace® em Sanjo, Japão, onde eles disputaram em um “B Course” um pouco mais curto devido a avisos de avalanche.

Apesar do novo rumo ter 6km e 800m de ganho de elevação menor do que o original, os corredores mantiveram-se animados e esperavam ansiosamente por uma corrida extremamente rápida – e isso é exatamente o que aconteceu. O vencedor da corrida, Ruy Ueda, disse que o seu passado em corridas ajudou-o a ganhar velocidade no início e a liderar muito cedo, mesmo a tempo da subida técnica.

“Hoje foi a minha corrida mais rápida. Eu queria ter uma vantagem, então forcei os primeiros quilômetros e consegui ficar na frente de Jon Albon. Eu pude sentir Jon e Oriol muito perto de mim na última descida, e isso foi assustador, mas estou muito feliz por poder manter minha posição e orgulho de vencer uma corrida no meu país de origem. ”

Ueda cruzou a linha de chegada em 2h01m42s, apenas 9 segundos à frente de Oriol Cardona, o atleta que vêm se destacando na Espanha que terminou em segundo lugar e 18 segundos antes do britânico Jon Albon, que fechou o pódio masculino com um tempo de 2h02’04”.

“Foi um percurso divertido, com muitos altos e baixos, mas eu não sinto minhas pernas hoje. Gostei e foi uma ótima maneira de começar a temporada. ” Disse um sorridente Jon Albon na linha de chegada.


Elisa Desco (ITA) vencedora do Mt Skatace Mt Awa de 2019 © MRSWS / Sho Fujimaki

Disputa feminina

A corrida das mulheres foi tão imprevisível quanto a masculina, com Megan Kimmel, dos EUA, Elisa Desco, da Itália, Takako Takamura, do Japão, Sheila Avilés castaño, da Espanha, e Hillary Gerardi, também EUA, competindo entre si do início ao fim.

No km 17, Kimmel estava na liderança com Desco muito perto atrás dela. Avilés Castaño seguiu em terceiro lugar com Takamura e Gerardi em quarto lugar. Desco, no entanto, parecia voar para o último downhill, finalmente assumindo a liderança sobre Kimmel e cruzando a linha de chegada em 2h27’46 ”.

A corrida entre Kimmel e Desco parece não ser nada nova. “Elisa e eu estávamos trocando posições por quase todo o caminho e, em seguida, quando eu cheguei na neve eu tinha um pouco de vantagem, mas não foi suficiente para as habilidades de Elisa, como de costume.” Disse Kimmel que terminou menos de um minuto atrás Desco. Takamura, do Japão, conseguiu acelerar nos últimos 2 km, garantindo seu lugar no pódio com um tempo de 2h28’56 ”.

É seguro dizer que o Monte Awa Skyrace estabeleceu um alto nível para o restante da temporada. 9 nacionalidades compuseram o pódio Top10 masculino, destacando a globalização do esporte e o grau de comprometimento desses atletas no circuito Migu Run Skyrunner® World Series.

Comentários Facebook

Disqus

advmag