Definição de Trail Running. O que é Trail Running?

De acordo com a ITRA: trail running é uma corrida a pé realizada em ambiente natural (montanha, deserto, floresta, planície,etc) com o mínimo possível de estrada asfaltada ou pavimentada (que não pode exceder 20% do tamanho total do percurso).

O terreno pode variar (estrada de terra, trilhas, caminhos…) e o percurso deve estar demarcado.

A corrida é idealmente – mas não obrigatoriamente – em auto-suficiência ou semi-suficiência.

“auto-suficiência e semi-suficiência significa que o corredor deve ser autônomo entre as estações de ajuda (aid station, posto de reabastecimento, posto de hidratação)

Classificação das corridas de trail running

A ITRA redefiniu a classificação das corridas de trail a partir da revisão das regras de competição da IAAF. A classificação antiga era definida apenas pela distância, não representando coerentemente os esforços dos atletas. Duas corridas de 100 Km com diferentes ganhos de elevação estavam na mesma categoria, enquanto o esforço feito pelos corredores não eram iguais.

A nova classificação, implementada em março de 2018, é baseada na relação distância x esforço e utilizada para atribuir a pontuação ITRA.

obs: A medida distância-esforço é a soma da distância expressa em quilômetros e um centésimo de ganho vertical expresso em metros, arredondado para o número inteiro mais proximo (por exemplo, uma corrida de 65 Km e 3.500m de ascensão= 65+3500/100 = 100. Pela tabela abaixo, a prova seria Categoria M, oferecendo 3 pontos ITRA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *