O Shimano Fest, maior festival da bicicleta da América Latina, que acontece de 14 a 17 de agosto no Memorial da América Latina (SP), reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental por meio de ações educativas e sustentáveis.
Entre as diversas atrações do final de semana, as oficinas ambientais “Recicle seu papel usado e transforme em um bloquinho novo”, fazem parte das ações do espaço Kids e convidam o público em geral a refletir e praticar os 3 Rs da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A ação acontece no sábado e no domingo das 11h às 17h, na Tenda da Educação Ambiental Shimano em parceria com o Projeto Seu Lixo Meu, que já realiza esse trabalho de conscientização ambiental com a Shimano em diversos eventos, em especial, no Shimano Fest.
“Acreditamos que a educação ambiental precisa ser vivenciada na prática. Quando o público coloca a mão na massa, a mensagem fica. Por isso, trazer esses temas para um evento como o Shimano Fest, que é o maior do setor na América Latina, é de extrema importância quando pensamos em construir um mundo melhor e mais saudável para as novas gerações.”, explica Marianna Menato, consultora ambiental da Shimano e idealizadora do Seu Lixo Meu.
Além das oficinas, o Shimano Fest promove palestras e debates sobre os desafios e soluções ambientais, demonstrando a importância de integrar a agenda climática ao universo do esporte, do lazer e da mobilidade urbana.
“Falar sobre sustentabilidade não é mais uma escolha, é uma necessidade urgente e, quanto mais trazemos o tema para espaços como o Shimano Fest, mais pessoas são impactadas diretamente”, completa Marianna.
Outro destaque é a ampliação da coleta seletiva durante todo o evento, incluindo os dias de montagem e desmontagem. Os resíduos recicláveis serão destinados a uma cooperativa da região, que contará com apoio para engajar lojistas e visitantes na separação correta dos materiais. A proposta é gerar impacto social, ampliar a educação ambiental e contribuir para a redução da pegada de carbono do evento.
“A Shimano entende que pedalar é uma atitude sustentável. Mas queremos ir além e promover uma mudança de cultura em direção a um planeta mais equilibrado. O Shimano Fest traduz esse compromisso, reduzindo a pegada de carbono a cada ano e trazendo debates importantes que ajudam a espalhar a informação e plantar aquela sementinha nas pessoas para que elas tenham atitudes mais sustentáveis no dia a dia”, explica Juliano Xavier, diretor da Shimano para a América Latina.
As ativações do Shimano Fest se conectam a um cenário global urgente: em 2023, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o Brasil foi o quarto maior gerador de resíduos plásticos do mundo. Diante desse cenário, eventos como esse ganham ainda mais relevância ao inspirar ações práticas e formar cidadãos conscientes sobre o impacto ambiental de seus hábitos.
“O Shimano Fest é um evento completo, que além do esporte, agrega mobilidade, lazer, socialização e meio ambiente. E falar de educação ambiental não é mais uma escolha, é uma necessidade. Ficamos muito felizes em poder usar esse espaço para disseminar boas práticas e ajudar a formar novas ações”, completa Juliano.
Serviço
Data: 14 e 15/08 – Feira de Negócios exclusiva para profissionais do setor;
16 e 17/08 – Festival de bike aberto ao público
Entrada grátis todos os dias: a organização pede doação de 1kg de alimento não perecível.
Local: Memorial da América Latina – Barra Funda (SP)
Horário: 5ª, 6ª e sábado das 9h às 20h; domingo das 9h às 17h
Como chegar: para quem for de metrô, a estação mais próxima é a Barra Funda. Quem preferir ir de bike vai contar com um bicicletário gratuito dentro do evento (sujeito a lotação)