Mountain Do se une à X-treme Run em Gramado para prova do próximo sábado

Neste sábado, dia 11 de outubro, Gramado (RS) será palco de uma edição histórica: o Mountain Do X-treme Run Gramado. A prova une pela primeira vez o Mountain Do e a X-treme Run, duas marcas consagradas do trail running nacional, e promete uma experiência inesquecível aos corredores, com percursos que cruzam vales, cascatas, taperas e propriedades rurais típicas da Serra Gaúcha.

As largadas acontecem ao longo da manhã no Parque Tomasini (Rodovia RS-235, Km 31, Bairro Carazal, Gramado – RS). Os atletas da ultra de 55 km iniciam a prova às 6h, seguidos pelos participantes dos 25 km, que largam às 8h. Às 9h é a vez dos corredores dos 12 km e, fechando as largadas, os atletas da distância mais curta, de 7 km, largam às 9h30.

Segundo Beto Bocalon, um dos idealizadores da X-treme Run Gramado, a parceria nasceu de uma admiração antiga e de objetivos em comum. “Conheci o Kiko em 2004, quando fui correr o Mountain Do Lagoa da Conceição com uma equipe de militares. Foi minha primeira experiência no trail running. Desde então, participei de várias provas dele e sempre me inspirei em seu trabalho para criar a X-treme Run Gramado. Neste ano, um amigo em comum nos aproximou, fizemos uma reunião e nasceu essa parceria”, conta Beto.

“Com a entrada do Mountain Do, conseguimos somar forças. A equipe do Kiko ficou responsável pela arena e estrutura, enquanto nossa equipe pôde focar ainda mais no percurso, incluindo novas trilhas e ampliando os desafios.”

Em sua sétima edição, a prova mantém a essência que conquistou os corredores: desafios variados, trechos íngremes e imersão total na natureza. As distâncias de 7 km e 12 km, consideradas de entrada, vêm crescendo em número de participantes, atraindo novos praticantes do trail.

“Essas duas distâncias proporcionam uma boa experiência ao atleta, com imersão na natureza e belas paisagens. Já os 25 km e 55 km são para quem busca desafios maiores, com o temido Morro Agudo, que é a cereja da Ultra”, destaca Beto.

O Mountain Do X-treme Run Gramado também valoriza a história e a cultura local. Os percursos cruzam antigas rotas usadas por moradores e passam por propriedades onde os corredores são recebidos com hospitalidade e produtos típicos, como cucas, biscoitos e vinhos caseiros.

“A prova nasceu dos treinos que eu fazia nessas regiões. Sempre quis mostrar a beleza e a cultura do interior de Gramado”, completa o organizador.

Foto: Julio Cesar
Show Comments (0) Hide Comments (0)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email