Ouro Fino (MG) sedia segunda etapa da Kenda Cup no início de maio

Evento será bastante especial para a organização, porque marcará a 10ª edição da prova desde seu início, em 2022

A segunda etapa da Kenda Cup na temporada de 2024 se aproxima com novidades e também motivos de celebração extra por parte de sua organização. A prova marcada para o dia 5 de maio teve sua cidade-sede confirmada, o município de Ouro Fino (MG). E este ato já se torna bastante especial para os organizadores do evento, uma vez que foi lá que teve o início da competição, ainda com o nome de Ouro Biker, entre 2019 e 2021. Outro ponto de valorização é que esta será a 10ª edição da prova, que teve seu início em 2022, em maio daquele ano.

“Estamos felizes demais por chegarmos à décima edição de nossa prova justamente na Cidade do Menino da Porteira, Ouro Fino. A prova será realizada na Arena de Ouro, que é um espaço municipal de eventos gigantescos, com mais de 35 mil metros quadrados. A infraestrutura é fantástica, o que fará com que a segunda etapa da Kenda Cup este ano conte com uma das maiores estruturas em sua história até hoje. Palco de premiações com shows musicais, praça de alimentação, experiências da Kenda Cup, que variam entre Pit Stop Kenda, Suporte Park Tool, Algoo Bike Wash, área de massagem e tudo mais”, comemorou Nathan Morais, organizador da prova.

“Vale ressaltar que é um evento completo, pensando na família inteira. Então, já na tarde de sábado a gente tem a primeira atividade durante a retirada de kit, que é a Corrida Absolute Kids. Teremos ainda atrações musicais, com shows a partir de sábado, dia em que estenderemos um pouco mais a programação, para comemorar que estamos chegando a 10 edições da prova. Ou seja, chegaremos a Ouro Fino à Kenda Cup #10 em grande estilo”, complementou o organizador.

Como é de costume na Kenda Cup, serão três as distâncias – Pro (50 km e 1.500 m de altimetria), Sport (42 km e 1.120 m de altimetria) e Light (30 km e menos de 1.000 m de altimetria) – passando por vários locais icônicos da cidade, que os ciclistas gostam bastante de pedalar. A Pedra do Itaguaçu, um dos principais pontos turísticos com mais de 1.500 metros de altitude, que tem vista para mais de 15 cidades da região. O Vale da Neblina, a Floresta Escura e o Bairro do Taboão, o mais turístico da cidade, que conta com cachoeiras e festas típicas, também estão entre os pontos que são destaque na prova.

 “A cidade toda de Ouro Fino está bastante empolgada com essa novidade, porque o ouro-finense respira bike. O município tem uma história muito grande com a bicicleta. Foi em Ouro Fino que nasceu o Ouro Biker. Centenas de pessoas passam diariamente na cidade no Caminho da Fé, ou seja, muitos já conhecem e estão acostumados a visitá-la. Sem falar também que todos os setores públicos, bem como as empresas privadas, estão querendo participar e incentivar o esporte local”, finalizou Nathan Morais.

Inscrições estão abertas
As inscrições para a segunda etapa da Kenda Cup, marcada para 5 de maio, na Arena Ouro, em Ouro Fino, já estão abertas. Para se inscrever, basta acessar o site da prova http://www.kendaexperience.com.br/ e clicar em Inscrições, ou então pelo link direto do site TI Online: https://tionline.net.br/detalhes_inscricao/232/KC2024. O primeiro lote está à venda, com o valor de 149,00 reais para a etapa.

A história da Kenda Cup
A primeira edição da Kenda Cup foi realizada em maio de 2022, em Socorro (SP). O município voltaria a receber também as edições de abertura, em 2023 e 2024, totalizando assim 3 edições na cidade. Ainda em 2022, mais duas etapas: Bueno Brandão e Itapira, cidades que voltaram a receber a Kenda Cup também em 2023. Enquanto Amparo fez sua estreia no circuito em 2023, Bueno Brandão foi responsável por sediar um evento único: a ultramaratona de 3 dias Kenda Stages, que voltará a acontecer em novembro de 2024. Assim, 9 edições já foram realizadas do evento: três em 2022, cinco em 2023 e a primeira de 2024. 

O evento embrionário
Antes de ter seu início, ainda com o nome de Kenda Open Cup MTB, o evento teve seus primeiros passos dados pela organização, ao realizar o Ouro Biker, sempre em Ouro Fino. Em 2019, a organização realizou o Ouro Biker, em etapa única. A competição foi repetida com sucesso nos dois anos seguintes (2020/2021), em meio a Pandemia de Covid-19, com um total de mais três provas realizadas. A partir de 2022, a versão atualizada – com a contagem de pontos acumulados por etapas para a definição dos campeões anuais – teve seu início, com a Kenda Open Cup MTB. Assim, para a temporada 2024, a sexta na história do evento, houve uma pequena mudança, ao reduzir e simplificar o nome do evento para Kenda Cup.