Kenda Cup celebra décima edição de sua história com uma grande festa em Ouro Fino

Segunda etapa da competição na temporada de 2024 teve ainda a presença de dois ciclistas que brigam por vaga em Paris/2024, José Gabriel Marques e Raiza Goulão

A cidade de Ouro Fino, no Sul de Minas Gerais, abriu o mês de maio de competições de mountain bike no Brasil em grande estilo. A terra do “Menino da Porteira” sediou a 10ª edição da história da Kenda Cup, no último sábado e domingo (4/5 e 5/5), nesta que foi a primeira prova de grande porte no Brasil após o histórico mês de abril, em que Mairiporã (SP) e Araxá (MG) estiveram no holofote mundial, ao receberem alguns dos principais eventos da temporada, entre eles a rodada dupla da Copa do Mundo de Mountain Bike. 

No dia anterior à prova da Kenda Cup, atividades como Corrida Absolute Kids, sessão de fotos e autógrafos com os ciclistas da Squadra Oggi – Raiza Goulão e José Gabriel Marques, atletas que disputam vaga na próxima Olimpíadas, e Du Marcondes – e os shows musicais deram o tom do primeiro dia. Já no domingo, muita ação para os ciclistas que tomaram conta das trilhas e estradas de terra da região de Ouro Fino, passando por pontos icônicos, como a Pedra do Itaguaçu, Floresta Escura, Taboão, entre outros locais.  

Na principal disputa da Kenda Cup, a categoria Pro, dois ciclistas de renome no ciclismo brasileiro subiram nos lugares mais altos do pódio após os mais de 50 km pedalados, com 1.500 m de altimetria: Pedro Hilo (2h03min45), apenas 5 segundos à frente do vice-campeão, Rafael Pinheiro, e Raiza Goulão (2h23min19), que superou a atual líder da temporada, Raphaella Pelaquim (2h37min18). 

“Um fim de semana bastante especial em Ouro Fino, participando da Kenda Cup. Pude participar do evento ativamente nos dois dias. Sábado estive em uma sessão de fotos e autógrafos, além de pedalar com a criançada na corrida kids. No domingo larguei para me divertir no percurso da Pro, renovando as energias para viajar para meus próximos compromissos agora em maio, o Pan-Americano de MTB, nos EUA, e a etapa da Copa do Mundo da República Tcheca”, relatou Raiza. “Estive na Kenda Cup em maio de 2022 e agora em maio de 2024. Só tenho que parabenizar a organização pelo caminho que seguiram nessas três temporadas. Arena completa, qualidade ímpar do circuito, toda atenção com os ciclistas. Foi tudo como eu estou acostumada a encontrar quando viajo pelo Brasil e mundo a fora”, completou a ciclista goiana.

Na Sport, os mais rápidos foram Lucas Andrade (1h33min26) e Livia Poltronieri (2h02min25). Já na Light, os primeiros a cruzar a linha de chegada foram Fábio Renato da Silva (1h19min09) e Thais Caroline dos Santos (1h39min). Todos os resultados completos da etapa de Ouro Fino podem ser encontrados no site T.I Online: https://tionline.net.br/resultados.

“Depois da realização das duas etapas da Copa do Mundo no Brasil, nós tivemos a inspiração de entregar um evento de altíssimo nível para os nossos competidores. Sentimos, de uma certa forma, a obrigação de fazer algo bem feito para o mountain bike. E foi a coisa mais linda. Uma estrutura que é raro de se ver em provas de ciclismo no País: palco, luz, bandas. Praça de alimentação completa, estacionamento infinito para todos, e as diversas ações que temos como Algoo Lava Bike e Bike Park, Absolute Warm Up (área de aquecimento), Kenda Recovery (espaço de recuperação) e Kenda Pit Stop, além do Race Support da Park Tool, com serviço dinâmico e reparos específicos”, contou Nathan Morais, organizador da Kenda Cup.

“O percurso ficou impecável, bem na medida. No nível de dureza, de técnica. No equilíbrio entre estradões de terra e trilhas. Todos ficaram muito felizes em participar. A Raiza, além de competir domingo, foi a madrinha da Corrida Absolute Kids no sábado e fez a volta completa acompanhando os pequenos ciclistas. Foi muito legal ver o carinho do público com ela e com o Zé Gabriel e o Du Marcondes, parceiros de equipe dela da equipe Squadra Oggi. Foi bem legal também ver a Arena de Ouro, com seus 35 mil metros quadrados, lotada no dia da prova. Os bolsões cheios para as largadas Pro, Sport e Light. Arrepia só de lembrar”, finalizou Nathan.

Próxima etapa
Após passar por Socorro (SP) em março e Ouro Fino (MG) agora em maio, a Kenda Cup volta ao Estado de São Paulo, para a sua terceira etapa. Será o município de Espírito Santo do Pinhal que terá a responsabilidade de sediar a penúltima corrida do circuito, no dia 7 de julho. Em breve, as inscrições estarão abertas, também no site T.I Online. 

Mais informações
Site: www.kendaexperience.com.br/
Instagram: www.instagram.com/kenda.cup/
Facebook: www.facebook.com/kendacupmtb/
YouTube: www.youtube.com/@kendacup