Karen Olimpio, brasileira melhor colocada, avalia Copa do Mundo de MTB no Brasil

Além de comentar diferenças entre as etapas e objetivos do ano, atleta destaca características de sua nova Soul Volcano Ultimate XX SL AXS T-Type Flight Attendant

A abertura da temporada 2024 da UCI Mountain Bike World Series, a Copa do Mundo de MTB, foi um verdadeiro presente para o torcedor brasileiro. Afinal, em dois finais de semana consecutivos, tivemos uma verdadeira enxurrada de ação e disputas de altíssimo nível, com os melhores atletas do planeta batendo guidão em Mairiporã, São Paulo, entre os dias 11 e 14 de abril, e depois em Araxá, Minas Gerais, entre 18 e 21 do mesmo mês.

Na categoria Elite Feminina, Karen Olimpio, atual Campeã Brasileira de XCO, foi a brasileira mais rápida em ambas as etapas. Em São Paulo, a mountain biker que corre pela Soul Cycles fechou sua participação com a 29ª colocação e, em Araxá, ela ficou com o 31º posto – as vencedoras foram Jenny Rissveds e Haley Batten, respectivamente.

“Meu principal objetivo da temporada é a disputa da vaga Olímpica. No momento, estou em 2º lugar no Ranking Olímpico, com uma certa diferença de pontos devido ao meu acidente em 2022. No entanto, estou lutando e lutarei até o final da classificação, que ocorrerá no final de maio. Além deste objetivo, tenho como meta defender meu título nacional e brigar novamente pelo título do Nacional de Short Track”, revelou Karen.

“Consegui fazer um grande trabalho de treinamento para chegar bem na Copa do Mundo. Estava preocupada em ser competitiva contra as melhores do mundo nestas duas etapas em nosso país, já que teria muitos pontos importantes em jogo. Consequentemente, acabei sendo a melhor brasileira. Saio contente com a minha performance, sabendo que tenho margem para melhorar alguns detalhes, pois ainda acredito que posso entregar muito mais. Então, saio bem positiva e animada em continuar no trabalho para os próximos desafios”, complementou. 

Segundo ela, é difícil expressar em palavras o sentimento de correr uma etapa da World Cup no Brasil, especialmente pela primeira vez. Vale lembrar que, em Petrópolis no ano passado, a atleta sofreu um acidente e não largou

“Desta vez, pude estar imersa nessa linda atmosfera. Sabia que era uma grande oportunidade de performar muito bem, tendo esse grande evento em nosso país, com nosso clima, alimentação e, claro, o apoio da torcida brasileira”, contou a atleta. 

“A pista de Mairiporã é muito especial para mim. Tenho muitas lembranças boas e aprendizados lá. Localizada em uma área privada para um bike park, desde a primeira vez que a corri, ela passou por algumas alterações, mas sempre seguindo a mesma linha. É uma pista desafiadora, com obstáculos que permitem aplicar bastante torque em vários trechos de retomada”, avaliou Karen. 

“Já em Araxá, o terreno é bem diferente, com uma camada de pó mineral e um solo mais úmido devido à densa mata. Este ano, houve uma reformulação na pista, encurtando a distância e aumentando o número de obstáculos, como saltos e “tocogardens”, tornando-a mais desafiadora e arisca. Com uma boa base de salto e orientação de um coach para ajudar nas linhas, tudo flui bem”, afirmou. 

Volcano Ultimate XX SL AXS T-Type Flight Attendant

Para acelerar nas duas etapas brasileiras da Copa do Mundo de MTB, Karen apostou em uma das três novidades apresentadas pela Soul durante as últimas semanas: a Volcano Ultimate XX SL AXS T-Type Flight Attendant, uma full de XC em fibra de carbono que reúne um projeto bastante moderno, com os componentes mais avançados disponíveis no mercado.

“Eu simplesmente estou muito impressionada com o equipamento que estou tendo a oportunidade de usar. Minha Soul Volcano Ultimate está equipada com grupo SRAM XX SL e suspensão eletrônica, tudo o que há de mais novo e tecnológico no mercado. Isso está contribuindo muito para que eu possa ter o melhor desempenho possível. Os componentes são muito precisos e funcionais. Com o sistema novo das suspensões, eu realmente só posso preocupar em pedalar, e não preciso me preocupar em bloquear meu sistema de suspensão, pois ele faz a leitura do terreno e funciona automaticamente. Estou curtindo muito”, avaliou Karen. 

Para sua nova geração, a Volcano passou por uma atualização de geometria, recebendo uma caixa de direção com 67,9 graus e 423 mm de reach no tamanho médio. Com isso, ela ganhou mais equilíbrio e agilidade em trilhas e pistas de cross-country. Outro detalhe de projeto que chama a atenção é a construção em fibra de carbono com triângulo traseiro flexível, que dispensa a utilização de um pivô no estilo horst-link, economizando peso e complexidade na balança.

Porém, com certeza, os pontos altos da bike utilizada por Karen são o novo garfo Sid SL Ultimate e o shock Sidluxe, ambos equipados com tecnologia eletrônica Flight Attendant, fornecendo 110 mm de curso na dianteira da bike e 100 mm na traseira. Apostando em sensores e algoritmos, o sistema é capaz de adaptar-se ao usuário, proporcionando um desempenho incomparável.

Por fazer parte do ecossistema AXS, o Flight Attendant trabalha em conjunto com o novo grupo eletrônico XX SL AXS T-Type, que além de não possuir fios, permite trocas de marchas perfeitas em qualquer situação, mesmo que o ciclista esteja aplicando força máxima nos pedais. Por falar nisso, a bike vem equipada com pedivela com medidor de potência, um componente fundamental para a integração dos sistemas de transmissão e suspensão.

Utilizando um conjunto de sensores, acelerômetros e o powermeter, o Flight Attendant muda as configurações da suspensão enquanto o ciclista pedala e pilota, alterando o funcionamento do garfo e do shock, de forma independente, entre os modos open, aberto, para descidas e buracos, pedal, para momentos de pedalada em terrenos acidentados, e lock, ou travada, para as subidas explosivas e sprints – o sistema é capaz de fazer isso várias vezes por segundo.

Além disso, o Flight Attendant tem capacidade de aprendizado com inteligência artificial, ficando melhor a cada uso.Ele também tem inúmeras configurações manuais e amplas possibilidades de customização pelo aplicativo de celular.

“Usei as mesmas configurações de componentes em Mairiporã e Araxá , única coisa diferente somente a calibragem dos pneus e a configuração das suspensões de acordo com o terreno de cada pista”, explicou Karen, confirmando a excelente versatilidade de sua nova bike.

O pacote de alto desempenho não termina por aí, já que a bike ainda conta com um guidão com mesa integrada, com a mangueira do freio traseiro passando por dentro da caixa de direção, e um conjunto de rodagem espetacular, composto por rodas Fulcrum Red Zone Carbon, que pesam apenas 1445 g o par, calçadas com pneus Vittoria Barzo e Mezcal XCR G20 29×2.25, reconhecidos por sua ótima aderência e rolagem rápida.

O selim Selle Italia Novus Boost Evo Superflow é montado em um canote dropper eletrônico sem fios RockShox Reverbs AXS, com as frenagens precisas ficando a cargo dos novos Level Ultimate Stealth – certamente, trata-se de uma bike com nível suficiente para encarar etapas da Copa do Mundo de MTB.

Outras novidades e sorteio Soul Plus

Além da nova Volcano Ultimate XX SL AXS T-Type Flight Attendant, a Soul também apresentou novas cores e configurações para a gravel aerodinâmica Seeker Journey, que ganhou uma versão equipada com grupo X0 T-type AXS, que além de vir equipada com a nova geração de grupos eletrônicos sem fio da SRAM ainda utiliza rodas Brave Gravel Tubeless com pneus Vittoria Terreno Dry.

Outra bike que também recebeu uma importante atualização foi a estradeira 3R3 Kratos 105 Scirocco. Agora, a bike que une conforto, velocidade e aerodinâmica passa a vir equipada com rodas Campagnolo Scirocco e pneus Vittoria Rubino Pro Tubeless, e com a nova geração do Shimano 105 12V mecânico, provavelmente o grupo de estrada com a melhor relação custo/desempenho do mercado.

Todas estas novidades estavam presentes nos estandes da Soul Cycles nas duas etapas da Copa do Mundo. Neles, além de conhecer os principais lançamentos do fabricante, centenas de pessoas ainda conheceram mais detalhes do Soul Plus, o primeiro programa de bikes por assinatura do Brasil, e também participaram do sorteio Soul Plus, que teve como prêmio duas bicicletas Soul Vesuvio em fibra de carbono.

Depois de Ronaldo Hiro Matushita, natural de Londrina, Paraná, que venceu o sorteio na etapa de Mairiporã, a etapa de Araxá teve Caio Castro, de Belo Horizonte, como vencedor. 

“Inacreditável! Mas por incrível que pareça, eu estava sentindo isso. Fui a trabalho e vi o sorteio, nem pensei duas vezes. Falei com meus amigos de trabalho que tinha sentido que ia ganhar essa bike, não deu outra! Estou feliz demais. Como disse, fui a trabalho e estou voltando de bike nova! Muito obrigado, SOUL, marca animal!”, comentou Caio. 

Para quem ainda não conhece, o Soul Plus é um sistema de bikes por assinatura oferecido pela Soul, que proporciona diversas vantagens aos consumidores. Com ele, os membros recebem atendimento especializado na escolha da bicicleta, condições de pagamento exclusivas e serviços de manutenção especializada em mais de 500 lojas de bicicletas no Brasil. Além disso, com o Soul Renova, a marca oferece a opção de trocar de bike pagando apenas a diferença. 

As bicicletas do Soul Plus já vêm com seguro, suporte técnico e reposição imediata de componentes, garantindo uma experiência de pedal tranquila. Destaca-se também a oportunidade de escolher uma bicicleta com pintura personalizada através do Soul Paint, fazer upgrades na bike e participar de promoções exclusivas para assinantes.

Para mais novidades e informações, acompanhe a Soul Cycles no Instagram ou diretamente no site oficial da Soul