CIMTB Nova Lima traz novidades nas pistas e na arena

A prova, que abre o calendário de 2024 da principal competição de mountain bike da América Latina, acontecerá entre os dias 15 e 17 de março, no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses

Visando proporcionar uma experiência ainda melhor para participantes e visitantes do evento, a abertura da Copa Internacional de Mountain Bike, em Nova Lima (MG), terá novidades dentro e fora das pistas da estrutura montada na Lagoa dos Ingleses. As principais mudanças para a competição, marcada para 15 a 17 de março, no Mirante CSul, dizem respeito às pistas e também ao novo posicionamento da arena na Avenida Wimbledon.

Do lado de fora, a arena estará localizada no mesmo local, porém com uma formatação diferente em relação à estreia da Copa Internacional em Nova Lima, em 2023, tornando o evento mais interativo e aproximando mais o público das marcas expositoras e das atrações. Já nas pistas, a principal mudança será no Cross Country Olímpico, também fazendo com que Short Track e Maratona tenham algumas novidades no traçado. Para saber mais detalhes das três pistas, basta acessar o endereço: https://cimtb.com.br/nova-lima-mg/.


Mapa da Arena CiMTB no Mirante CSul, em Nova Lima (Crédito: Divulgação)

“Para nós é um prazer estar nesta área do Mirante CSul, local com reconhecimento tão grande quando o assunto é mountain bike. Algumas das trilhas mais conhecidas no Brasil estão em Nova Lima, que conta com projetos importantes de valorização do mountain bike, como o tombamento de cerca de 400 km de trilhas e a importante atuação do Projeto Trilhas, uma referência no País e parceiro nosso na realização da CiMTB”, afirma Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional.

Desta forma, o planejamento da Copa Internacional em Nova Lima será diferente em relação aos anos anteriores. Em 2024, o evento usará um trecho menor da Trilha Sauser, utilizando uma parte externa com mais pontos de ultrapassagens. Esta é uma questão importante que a organização procurou alterar, porque apesar de ser espetacular, a Sauser é bastante estreita e, em boa parte de sua extensão, dá poucas oportunidades de os atletas fazerem investidas durante a competição.

“Com este formato, aproveitamos ainda para nos adaptar ao que estamos vendo nas etapas da UCI Mountain Bike World Series, a Copa do Mundo de MTB. Trazemos para Nova Lima o mesmo conceito que vamos ter, por exemplo, em Araxá, na Copa do Mundo em abril. Um estilo de corrida mais interativa e mais dinâmica, com circuito um pouco mais curto e maior quantidade de voltas para os atletas do Cross Country. O público ganha com isso, porque pode acompanhar melhor a corrida”, explica Rogério. “E, tecnicamente, quando a corrida tem mais voltas, é bom também para os ciclistas, que vão passar mais vezes na área de apoio e terão mais chances de fazer os ajustes que sejam necessários”, complementa.

A Maratona seguirá passando por locais incríveis que passam pela área dos condomínios do Grupo CSul, empresa apoiadora do evento, e vale ressaltar ainda a importância da Prefeitura Municipal de Nova Lima para a realização do projeto na cidade. “Todo esse conjunto é muito importante, porque é uma junção de forças que proporciona uma experiência incrível para os atletas e também para o público de toda a região, em um evento totalmente gratuito para quem quiser ir acompanhar e assistir de perto os melhores atletas do Brasil e do mundo”, finaliza o organizador.

Inscrições para etapa Nova Lima
As inscrições para a primeira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-nova-lima-37720. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para a metade de março na Grande BH.