KMTB São Bento do Sapucaí é marcada por subidas desafiadoras

A primeira edição de 2018 da Kailash Mountain Bike Series (KMTB), em São Bento do Sapucaí-SP, foi marcada pelas subidas desafiadoras. Aletas de várias regiões do Brasil disputaram a prova realizada no último sábado, divididos em duas categorias: Sport (35 km) e Pró (55 km).
A largada aconteceu às 8h30 na Praça do Coreto e os atletas seguiram para um percurso com estradões de terra, single tracks, rock Garden, além de descidas rápidas. O clima ameno ditou o início da prova, mas logo o sol apareceu e deixou as temperaturas mais altas.
© Wladimir Togumi
O campeão da prova longa foi o mineiro Leandro Donizeti, que cruzou o pórtico de chegada com o tempo de 2h55min25, seguido por Wagner Quirino (3h02min19) e Bruno Henrique Cardoso (3h04min05).
“A prova foi muito bem organizada, os percursos da Serra da Mantiqueira são sempre muito desafiadores, tanto para subir, quanto para descer. A KMTB teve muitas subidas desgastantes, especialmente a do Quebra Perna, que foi onde eu consegui me destacar dos demais atletas e comecei a ganhar mais confiança”, afirma Leandro, que pratica mountain bike profissionalmente há 15 anos.
A primeira colocada feminina da categoria Pró foi Fabiana Brandão, que terminou a prova em 4h09min47, seguida por Juliana Teixeira (4h24min16) e Sara Moniezo Moisés (4h29min38).
“Foi uma prova bem difícil, com várias subidas, single tracks, bem do estilo que eu gosto. Logo de cara eu saí na frente e fiz a primeira serra junto com a segunda colocada. Mas no primeiro downhill eu desci bem e fiz o resto da prova sozinha. Acho que a parte mais difícil foi em Luminosa, com uma subida ‘que não existe'”, afirma a campeã.
Os cinco primeiros colocados da categoria Pró receberam premiação em dinheiro e brindes dos patrocinadores e apoiadores. Além disso, os campeões Leandro Donizeti e Fabiana Brandão também foram os mais rápidos a cumprir o Desafio do Quebra-Perna e ganharam um capacete da Specialized. A tarefa consistia em fazer o trecho do percurso carinhosamente chamado de ‘quebra-perna’ no menor tempo possível.
Na categoria Sport a vencedora foi a embaixadora Specialized Patrícia Loureiro, que é especialista em downhill, mas se deu bem nas subidas das montanhas de São Bento do Sapucaí.
“Achei a prova maravilhosa, com organização incrível e um visual lindo demais. As subidas foram deliciosas e as descidas melhores ainda. O clima da competição é muito gostoso. Para mim é algo diferente, porque sempre faço competições de downhill, então estou achando tudo uma delícia. Estão todos de parabéns”, afirma Patrícia, que terminou a prova em 2h38min26, seguida por Cynthia Titto (2h46min22) e Luanna Teixeira (2h55min05).
O primeiro atleta a cruzar o pórtico no heliponto da Pousada do Quilombo foi Pedro Bustamonte, após 2h00min34 de prova, seguido por Gabriel Valinho (2h04min09) e Emerson Rezende (2h04min54) na classificação geral da categoria Sport masculino.
“Fiquei muito feliz de ser o campeão geral, foi uma emoção muito grande por ser uma prova dura e com muitas subidas. As duas primeiras serras foram as mais duras”, avalia Pedro, que é de Sapucaí Mirim, também na região Serra da Mantiqueira.
A prova foi considerada um sucesso pela organização, que pretende manter o percurso para a edição do ano que vem.
“Ficamos muito satisfeitos com o resultado da KMTB São Bento do Sapucaí. A resposta dos atletas foi muito boa e a prova do jeito que a gente esperava, bem sinalizada, com um serviço diferenciado e percurso duro. Essa era a proposta do evento. Todos com quem conversamos adoraram”, avalia Gustavo Nogueira, um dos organizadores do evento.
A segunda etapa da KMTB Series em 2018 será realizada na Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes, no dia 19 de agosto.
Para mais informações, acesse o site: http://www.kmtbseries.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *