Por que fazer um check-up médico antes de viajar?

Realizar um check-up médico antes de viajar é uma prática pouco comum entre os brasileiros, mas que precisa ser levada mais a sério por todos que pretendam passar um período longe de casa, tanto a trabalho quanto a lazer. A Coris, empresa especialista em seguro viagem, explica porque é importante fazer check-up médico antes de viajar.

As visitas regulares ao médico devem fazer parte da rotina de todos, já que estar em dia com a saúde é fundamental, independentemente de se ter uma viagem marcada ou não. Porém, quando uma pessoa está planejando passar dias longe de casa, uma visita ao médico se faz ainda mais necessária para garantir que a saúde esteja 100% e, assim, evitar imprevistos desagradáveis pelo caminho.

Consultas e exames preventivos são essenciais para detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início. Afinal, não sentir nenhum tipo de sintoma ou incômodo não é sinônimo de que tudo está bem com a saúde. Infelizmente, muitos males são silenciosos e só aparecem em situações adversas.

“Viajar é sair da zona de conforto e isso sempre acaba gerando uma certa ansiedade nos turistas, deixando-os mais em alerta. Este é um sinal para que todo o funcionamento do organismo entre em um certo descompasso. Além disso, fora da rotina habitual, é comum o viajante fazer atividades que não está acostumado, não ter hora certa para comer e dormir, não se hidratar direito e até negligenciar alguns sinais de alerta que o corpo envia. É aí que mora o perigo. Se você não sabe como está sua saúde, uma simples refeição ou uma longa caminhada, por exemplo, podem resultar em uma visita ao pronto-socorro local”, explica Dr. Jorge Kalil, diretor médico da Coris e doutor em medicina pela FMUSP.

“Vale ressaltar que se você não faz acompanhamento clínico para tratar ou estabilizar nenhuma doença e já realizou seu checkup anual, não é necessário repetir os mesmos exames a cada vez que for viajar. No entanto, pessoas acima de 60 anos precisam atualizar o resultado dos exames pelo menos duas vezes ao ano. É importante lembrar que, viajar com algum tipo de quadro viral, bacteriano, ou doença que possa parecer simples, pode ser prejudicial para você e para todos os passageiros (crianças e adultos) do avião, além de poder gerar complicações durante a viagem, prejudicando, assim, o que deveria ser um momento de lazer e tranquilidade”, enfatiza Kalil.

Além disso, o médico também chama atenção para outros pontos. “Não esqueça de levar seus medicamentos habituais e, até mesmo, de montar um kit de primeiros socorros para adultos e crianças. O acesso aos medicamentos durante a viagem pode ser facilitado dessa forma, e evitará que pequenos problemas possam causar grandes aborrecimentos. Para isso, consulte seu médico e o pediatra de seus filhos para avaliar o melhor formato dos kits de viagem”.