Há duas semanas, o Comitê Diretivo da International Adventure Racing Association (IARA) apresentou aos membros o documento “Estratégias e Prioridades” para um período de três anos. A CBCA, que participa ativamente desde a sua fundação, estará participando no projeto número 5 (ver abaixo), que é voltado para a busca de recursos financeiros, pauta que está alinhada com a nossa necessidade principal aqui no país para desenvolvimento do esporte.
No final de 2024, após consultas com os membros e a comunidade internacional de Corrida de Aventura, uma ampla variedade de temas relevantes para o esporte foi identificada como importantes pela comunidade global. Essas ideias foram sintetizadas pelo comitê na estratégia STRONG ADVENTURE RACING, que servirá de guia para as atividades da IARA nos próximos três anos.
A estratégia STRONG ADVENTURE RACING se organiza em torno de três pilares principais: Organização Forte, Membros Fortes e Esporte Forte.
- Organização Forte envolve construir estruturas e processos organizacionais que tornem a IARA sustentável e capaz de representar e apoiar efetivamente a corrida de aventura dentro da comunidade esportiva global.
- Membros Fortes tem como objetivo oferecer apoio e recursos às organizações-membros de corrida de aventura ao redor do mundo, promovendo a união da comunidade por meio de orientações e assistência no desenvolvimento.
- Esporte Forte busca promover um esporte justo, seguro e sustentável globalmente, fornecendo recursos e estabelecendo regras, estruturas e governança essenciais.
“Este documento é dinâmico e será atualizado à medida que avançarmos e os requisitos mudarem”, explica Wayne Leek, responsável pelas relações com a mídia da IARA.
Para concretizar esses pilares e permitir que a organização sirva seus membros, comunidade e o próprio esporte, a IARA define tarefas específicas e forma grupos de trabalho para executá-las — seja investigando, escrevendo documentos, políticas ou diretrizes, ou desenvolvendo oficinas. Cada tarefa tem prazo definido (por exemplo, três meses), e, assim como em uma equipe de corrida de aventura, cada grupo de trabalho conta com quatro membros, visando eficiência e troca de experiências.
As primeiras seis tarefas foram anunciadas, sendo duas sob cada pilar, com início previsto para julho e conclusão em setembro de 2025. As tarefas são:
- Auxiliar países na criação de estruturas nacionais
- Estudos de caso e melhores práticas sobre corrida de aventura juvenil
- Categorização dos eventos de corrida de aventura (distâncias, duração, tipos, dificuldade)
- Investigação sobre um calendário internacional de eventos
- Plano de arrecadação de fundos para a IARA
- Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a IARA
A IARA está convidando voluntários para compor os grupos de trabalho dessas tarefas. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail contact@internationaladventureracing.org.