Raid International Témiscamingue: uma corrida em estágios no Canadá

A bela região de Témiscamingue recebeu entre os dias 07 e 10 de setembro de 2023 a segunda edição do Raid International Témiscamingue, uma corrida de aventura em estágios que levou os participantes a explorar as trilhas, estradas e a grande quantidade de lagos do entorno.

Localizada na província de Quebec, a região é rica em recursos naturais e um parque de diversões para quem curte atividades ao ar livre como trekking, mountain bike e canoagem ou simplesmente acampanhar para curtir o ambiente sem pressa e sem preocupação.

A prova teve a participação de equipes das províncias de Ontario e Quebec, além de equipes da região e outras internacionais vindos do México, Finlândia, Brasil e Uruguai.

Raid Jeunesse/Youth

Um dos pontos altos do evento é o Raid Jeunesse, uma corrida com percurso de aproximadamente 20 Km com participação de adolescentes da região com idades entre 13 e 17 anos. Nesse primeiro dia de evento eles tem a oportunidade de fazer parte de cada uma das equipes da prova, correndo lado a lado com os atletas do Raid International e tendo uma experiência inesquecível.

A concentração e largada aconteceram na École du Carrefour, Latulipe, onde os estudantes conheceram suas equipes e puderam entender um pouco do estudo do mapa e traçar as estratégias de prova. No ar havia um misto de ansiedade pela competição e a alegria de estar realizando uma atividade diferente.

Independente do resultado de cada equipe, era nítido no rosto de cada um dos participantes, adolescentes ou adultos, a alegria de ter completado esse desafio.

Raid International

A largada do primeiro dia do Raid International Témiscamingue aconteceu em Moffet, onde as equipes e seus assistentes ficaram acampados desde o dia anterior. Fazia frio e uma fogueira ajudava a aquecer um pouco antes da largada.

Aliás, as manhãs eram bem geladas com temperaturas girando em torno de 5° C mas a temperatura aumentava ao longo do dia, ficando bem agradável para os participantes.

Nesse formato de prova os participantes correm apenas durante o dia. À noite todos ficam acampados, permitindo uma interação e intercâmbio entre eles, o que fortalece ainda mais a ligação entre eles e o evento.

Outra característica é a presença da equipe de apoio, que faz todos o transporte de equipamentos e alimentação entre as áreas de transição, ajudando no desempenho da equipe. Como essa é uma prova rápida, a equipe de apoio precisa ser eficiente para deixar tudo pronto e partir rápido para a área de transição seguinte.

A chegada do último dia aconteceu no Parque Municipal de Angliers, onde ali próximo na área urbana foram colocados diversos postos de controle em pontos turisticos e interessantes da cidade, como o barco TE Draper, o maior rebocador de madeira operando no Lac des Quinze para a Canadian International Paper (C.I.P.) de 1929 a 1972.

E o Chantier Gédéon, uma reconstrução de um acampamento madeireiro das décadas de 1930 e 1940, onde ficavam os homens que se preparavam para a temporada de extração de madeira que eram enviadas flutuando pelos rios.

Nestes cinco edifícios encontram-se: a cozinha (cozinha), o dormitório (sleepcamp), o acampamento do capataz (jobber), o armazém geral (escritório) e o estábulo (estábulo).

Sobre o Raid Témiscamingue

O Raid Témiscamingue é uma corrida organizada pela Société de développement du Témiscamingue, o MRC de Témiscamingue e a Endurance Aventure em colaboração com cerca de vinte organizações regionais.

Sobre a corrida: https://raidtemiscamingue.com/
Sobre a região de Témiscamingue: https://abitibi-temiscamingue.org/en/
Album completo de fotos: https://www.facebook.com/Adventuremag